Cultura & Lazer Titulo
Cultura exibe episódios do National Geographic Channel
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
17/08/2003 | 18:16
Compartilhar notícia


Cinco episódios do National Geographic Channel serão exibidos na TV Cultura, a partir desta segunda e até sexta-feira, sempre às 20h. O programa tem apresentação de Cláudia Tisato e traz produções vistas no Brasil apenas em canais de TV por assinatura.

O primeiro episódio é Em Busca da Menina Afegã. Em abril de 2002 foi ao ar pelo National Geographic Channel com o título Os Olhos de Sharbat Gula. A menina afegã é Sharbat Gula, fotografada em 1984 pela revista National Geographic. A foto, que virou capa no ano seguinte, é uma das mais conhecidas imagens nos 115 anos de história da publicação.

Dezessete anos depois, uma equipe da revista saiu com a missão de encontrar a menina e teve sucesso. O mesmo fotógrafo, Steve McCurry, registrou uma nova imagem. O documentário, que vai ao ar nesta segunda, conta como a misteriosa garota foi localizada e identificada.

Mas o conteúdo do trabalho vai além disso, pois é contada a história de Sharbat. Ela acabou eleita como o símbolo do sofrimento de uma geração de mulheres do Afeganistão. Atualmente, é casada e vive com a família.

Na terça, será exibido Milagre no Pacífico, sobre um homem que passou cinco dias sob seu barco virado nas águas que cercam a Antártida. A embarcação de Tony Bullimore virou devido a ondas que atingiram 18m de altura. O desastre mobilizou a força aérea australiana em um de seus mais brilhantes trabalhos de resgate.

Pele Sagrada é a atração de quarta-feira. O documentário mostra pessoas que promovem modificações radicais em seus corpos. Tatuagem, branding, piercing, perfuração e outros tipos de arte corporal feitas com a intenção de chocar ou atingir planos superiores.

Os dois últimos episódios são Símbolos do Poder (sobre personalidades lendárias que exerceram o poder ao longo da história mundial) e Jornada ao Mar de Gelo (com imagens impressionantes dos confins do Atlântico Norte). Essas produções serão exibidas na quinta e sexta-feira, respectivamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;