Setecidades Titulo Novo golpe
Criminosos clonam WhatsApp para pedir dinheiro

Usuários da região relatam prejuízos e especialista dá dicas de segurança para evitar problemas

Por Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
30/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Criminosos têm usado uma das ferramentas tecnológicas mais populares para aplicar golpe, o WhatsApp. Os alvos são os usuários que tenham realizado anúncio de itens pessoais em plataformas de venda, como OLX, Mercado Livre e Webmotors. O objetivo dos golpistas é clonar a conta do aplicativo de conversas e, com isso, pedir dinheiro aos indivíduos da lista de contatos, se passando pela vítima.

O modus operandi é o seguinte. Criminosos usam as informações encontradas nas plataformas de venda e telefonam para o número de telefone cadastrado pelos anunciantes como se fossem funcionários das plataformas e que desejam atualizar informações a respeito do anúncio. A vítima recebe um código via SMS, que na verdade é o autenticador do WhatsApp e fornece ao golpista.

Assim que a clonagem acontece, a pessoa enganada perde o acesso ao WhatsApp, que passa a ser controlado pelo criminoso. Nesta fase, o golpista entra em contato com amigos e familiares da vítima para pedir dinheiro ‘emprestado’. Todo o processo demora cerca de dois minutos para ser concretizado.

O autônomo de São Caetano Carlos Teixeira, 36 anos, tentou vender um carro na OLX no início do mês e, quando seu anúncio estava em análise pela plataforma para ser publicado, recebeu a ligação dos criminosos, que se identificaram como funcionários da empresa. “Eles (golpistas) disseram que estavam acontecendo muitas fraudes na OLX e queriam confirmar meus dados e pediram que eu confirmasse esse código enviado via SMS”, destaca.

Demorou cerca de dez minutos após o fim da ligação para que amigos e familiares de Teixeira começassem a receber as mensagem de pedido de dinheiro pelos criminosos se passando pela vítima. Duas pessoas depositaram os valores de R$ 980 e R$ 2.000 na conta anônima. “Minha mulher me ligou e perguntou o motivo de eu pedir dinheiro pelo WhatsApp. Foi aí que percebi o problema.”

No caso da secretária de planejamento Silvia de Campos, 59, os parentes e colegas perceberam que não era ela quem estava solicitando dinheiro via WhatsApp. “Na mensagem, os criminosos escreviam de maneira formal e não sou assim. Logo de cara meus amigos perceberam e me avisaram”, comenta.

CEO de agência especializada em mídias sociais, Fabiano de Abreu ressalta que para se proteger do golpe é necessário ter a verificação em duas etapas do WhatsApp ativada e ficar atento ao receber e-mails de serviços que deixam dados expostos publicamente.

Sobre os casos citados acima, a OLX informou que “não solicita código de verificação ou senhas para nenhum usuário” e recomenda que todas as negociações entre anunciantes e compradores aconteçam por meio do chat próprio da plataforma. O WhatsApp não respondeu a demanda até o fechamento desta edição.

RECUPERAÇÃO
Ao perceber que houve clonagem no WhatsApp, é necessário enviar e-mail para osupport@whatsapp.com e solicitar a desativação da conta. O processo pode levar até dez dias. Abreu recomenda ainda restaurar o celular com os padrões de fábrica para eliminar informações que possam ser usadas pelos golpistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;