Memória Titulo COLUNA
Autonomistas de Diadema e outras histórias

Os 97 anos de Amaury Martins de Carvalho. Os 86 anos dos Metalúrgicos de Santo André. Os 75 anos da Acisbec. Uma bandeira cultural na Freguesia do Ó...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/09/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


METALÚRGICOS 

O aniversário dos 86 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, hoje, será celebrado a partir das 18h, com a posse do presidente Martinha à frente da entidade e também da Associação dos Aposentados Metalúrgicos, ambas as entidades para o período 2019-2023.

Uma exposição de fotos históricas será aberta, com apresentação de vídeo com a história contada em 1.000 imagens. E slogan que nos remete ao tempo de Marcos Andreotti, Miguel Guillen, Philadelpho Braz e tantos outros: ‘Lutar, Resistir e Vencer’.

DIADEMA

Hoje é comemorado mais um ano de vida de um dos líderes autonomistas de Diadema. Amaury Martins de Carvalho, jornalista, memorialista, fiel ao bairro Eldorado, completa 97 anos. Ele nasceu em 27 de setembro de 1922, em São Paulo, mas veio menino para a Vila Conceição e permanece em Diadema todas essas décadas.

Seu título de eleitor leva o número 14.

FUTEBOL 

Hoje, às 18h30, lançamento do livro Bibliofut – A Literatura do Futebol Brasileiro (Editora In House), de Domingos Antonio D’Angelo e Ademir Takara, ambos do Memofut. Uma verdadeira enciclopédia, que inclui, inclusive, títulos de obras referentes ao futebol do Grande ABC.

Local: Livraria Martins Fontes. Avenida Paulista, 509; telefone: 2167-9900. Próxima à Estação Brigadeiro do Metrô.

News Seller há 55 anos

Domingo, 27 de setembro de 1964 – ano 7, nº 333 

Primeira Página – Prefeito Fioravante Zampol, de Santo André, vai ao governador Adhemar de Barros reivindicar a conclusão das obras do Instituto de Educação Américo Brasiliense.

Em 27 de setembro de...

1914 – Raid automobilístico São Paulo a Santos, cortando São Bernardo, recebe as primeiras inscrições. Em disputa a Taça Rudge Ramos, em homenagem ao restaurador da Estrada do Vergueiro. Prova será em 12 de outubro.

1954 – Vai ao ar a Rádio Emissora ABC.

1959 – Inaugurada a nova Avenida Almirante Delamare, na interligação São Caetano a São Paulo.

ACISBEC

Em São Bernardo, a festa dos 75 anos da Associação Comercial e Industrial, a partir das 19h30, com o lançamento de selo personalizado e de carimbo comemorativo à data. 

A primeira grande missão da Acisbec foi ombrear-se à Sociedade Amigos de São Bernardo, em 1944, para reconquistar a autonomia político-administrativa perdida cinco anos antes para Santo André.

Narra o presidente Valter Moura no programa Memória na TV desta semana, pelo DGABC TV  www.dgabc.com.br:

- A Acisbec sempre foi uma entidade participativa. Ela viveu bons momentos e outros difíceis.

- No fim da década de 1970 quase foi despejada do prédio que alugava como sede na Rua Marechal Deodoro.

- Hoje ocupa quase 4.000 m² de área construída, em casa própria. 

- Seu auditório é ocupado toda semana com um evento voltado ao empreendedorismo, em defesa da capacitação profissional.

- A sede da Acisbec abriga agências do Sicred (Sistema de Crédito Cooperativo) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). 


Hoje

- Dia Internacional do Turismo. A data começou a ser celebrada no ano de 1980, após decisão da Organização Mundial de Turismo

- Dia do Encanador

Santos do dia

- Fidêncio

FREGUESIA DO Ó

Neste sábado, a Bandeira Cultural organizada pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo percorrerá a Freguesia do Ó. Na coordenação, o professor Jorge Cintra, presidente do IHGSP. Concentração: às 9h30, no Largo da Matriz Velha da última das freguesias.

No roteiro: casario da ladeira velha, cemitério, fábrica de vidro, ponte sobre o Tietê, Escola Padre Manuel da Nóbrega, Paróquia Nossa Senhora do Ó, primeiro pouso, ponto de partida para a Guerra do Paraguai.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;