Economia Titulo
Reino Unido recusa adesão ao euro
Do Diário OnLine
09/06/2003 | 14:59
Compartilhar notícia


O Reino Unido ainda não vai aderir ao euro, segundo anunciou nesta segunda-feira o ministro britânico das Finanças, Gordon Brown. Em pronunciamento na Câmara dos Comuns, ele disse que as condições econômicas do país ainda não permitem que o país abandone a libra.

Segundo o ministro, a Grã-Bretanha cumpriu apenas dois dos cinco critérios fixados em 1997 para a adoção do euro. Somente os critérios da competitividade dos serviços financeiros da City de Londres e dos investimentos britânicos e estrangeiros na Grã-Bretanha foram cumpridos, declarou Brown.

Os outros três critérios dizem respeito à convergência dos ciclos econômicos, ao crescimento, estabilidade e emprego, e à flexibilidade da economia britânica em relação à zona euro.

O governo publicará nos próximos meses um projeto de lei que visa a organizar, em uma data ainda não estabelecida, um referendo sobre o euro, indicou ainda Gordon Brown.

Entre os 15 integrantes do bloco econômico europeu, apenas a Suécia, Dinamarca e o Reino Unido não possuem o euro. No fim deste ano, a Suécia deve realizar um referendo relativo à adesão à moeda única.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;