Memória Titulo
O ‘demônio’ que tirou Martins do caminho da roça

Vinte e três de outubro de 2008, véspera do seu 70º aniversário: o professor José de Souza Martins...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
14/04/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Vinte e três de outubro de 2008, véspera do seu 70º aniversário: o professor José de Souza Martins, natural de São Caetano, torna-se o 40º Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (Universidade de São Paulo). "Foi uma festa bonita, sóbria, como eu queria, na medida exata do que deve ser uma cerimônia acadêmica", comenta Martins à coluna Memória.

A festa foi documentada em vídeo e pode ser vista. Está na internet. Basta acessar www.fflch.usp.br/scs. O vídeo de 87 minutos contém a saudação feita pela professora Fraya Frehse e a conferência de Martins. Em vários momentos o orador refere-se à sua vida no Grande ABC.

TRECHOS

Martins 1 - "(...) foi com o dinheiro de um prêmio ganho em concurso sobre a biografia de Américo Brasiliense de Almeida Mello, patrono do Instituto de Educação em que eu fazia o curso normal para me tornar professor primário na roça, que era o meu primeiro projeto de vida.

O prêmio era para que comprasse livros. Fui a Livraria Brasiliense e comprei quase uma prateleira inteira de livros de Ciências Sociais e Ciências Humanas, uns 40 volumes (...). Foi o começo de minha biblioteca. Era o demônio tecendo sua trama, me tentando para as Ciências Sociais, me tirando do caminho da roça".

Martins 2 - "Não raro, para as aulas, tive que vir de botas, e ainda quando comecei a ensinar Sociologia no curso de Pedagogia, que continuava aqui na Cidade Universitária, e as condições de chegada até aqui eram as mesmas, de botas vim para enfrentar a lama. Creio que essa experiência acabou sendo útil aprendizado para a realização da minha pesquisa na Amazônia".

Fraya Frehse 1 - "Filho de operários, órfão de pai aos 6 anos, Martins viveu por um ano na então ainda rural periferia de Guaianases, para depois retornar ao subúrbio. Vendeu bananas na frente de fábricas e trabalhou numa delas", a Cerâmica São Caetano.

Fraya Frehse 2 - "Alguns anos mais, e eis que o projeto da USP o alcançou, como ele escreveu certa vez, no curso normal do IE Américo Brasiliense, em Santo André".

 LINHA DO TEMPO

1938 - José de Souza Martins nasce em São Caetano.

1947 - Cursa o segundo ano primário na Escola Paroquial de São Caetano e sua professora é a líder autonomista Olga Montanari de Melo.

1959 - Funda e dirige o Museu de São Caetano.

1964 - Conclui o curso de Ciências Sociais pela USP. Obtém o mestrado em 1966 e o doutorado em 1970.

1965 - Torna-se professor da USP. Aprovado com distinção no concurso de livre-docente, em 1992, e com distinção e louvor no concurso de professor-titular de Sociologia, em 1998.

1976 - Pesquisador-visitante da Universidade de Cambridge.

1983 - Professor visitante da Universidade da Flórida (EUA).

1990 - Coordena o 1º Congresso de História do Grande ABC, de sua iniciativa, que alcança, neste ano, a sua 10ª edição.

1992 - Eleito Fellow de Trinity Hall e professor da Cátedra Simón Bolivar da Universidade de Cambridge, Inglaterra, para o ano acadêmico 1993-1994.

2000 - Professor-visitante da Universidade de Lisboa.

Um ecomuseu: Fausto & Marlene

Conjunto de cálices em cristal. Século 19. Procedência: Portugal. Histórico: trazidos ao Brasil por dona Francisca Ludovina Guedes Lopes, avó paterna de Fausto Lopes.

 DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sexta-feira, 13 de abril de 1979

Sindicalismo - Enquanto os trabalhadores aguardam com expectativa o início das negociações que começam segunda-feira, ex-diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André continuam visitando as portarias das fábricas e realizando reuniões nas igrejas.

Químicos - Os empregados da Ferro Enamel do Brasil, em São Bernardo, rejeitaram a contraproposta da empresa e permanecem em greve.

Padeiros - O sindicato da categoria inaugurará sua subsede na Rua Bernardino de Campos, 31, 10º andar, conjunto 102/104, em Santo André, no próximo dia 21.

 EM 14 DE ABRIL DE...

1969 - Inaugurada uma feira do livro no Paço Municipal de Santo André.

 MUNICÍPIOS PAULISTAS

 Botucatu, a ‘Princesa da Serra' e ‘Cidade dos Bons Ares', fundada nesta data em 1855;

 Caçapava, a ‘Cidade Simpatia', fundada em 1855;

 Catanduva, a ‘Cidade Feitiço', que obteve a emancipação em 1918;

 Gália, fundada em 1917.

HOJE

 Dia do Desenhista, Dia Internacional do Café e Dia do Pan-Americanismo (ou das Américas).

 SANTOS DO DIA

Ardalião, Donina, Liduina, Lamberto e Próculo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;