Memória Titulo
Clássicos do Diário há 60 anos: têm início os comícios de rua
Ademir Medici
21/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 As eleições para presidente da República, em 1945, marcam o início dos comícios ao ar livre no Grande ABC. Nas últimas eleições, para vereadores, em 1936, os comícios de propaganda política já eram realizados, mas em recintos fechados. À época não havia comitês nem comícios de ruas. Nem era preciso, diante do pequeno número de habitantes e eleitores.

Em 1945 a situação era outra. E os partidos levaram seus candidatos à praça pública, como o realizado na Praça Santa Terezinha, em Santo André – hoje Praça Ruy Barbosa – pela candidatura do brigadeiro Eduardo Gomes, lançado pela UDN à disputa da Presidência da República. Aquele comício chegou a ser irradiado pelo serviço de alto-falante Brasil, do próprio bairro, o que era comum à época, quando o Grande ABC não possuía uma única emissora de rádio.

De qualquer modo, a maioria dos comícios continuava sendo realizada em recintos fechados, como o do PSD, marcado para 23 de novembro no Cine Brasil, em Ribeirão Pires; e dois da própria UDN, previstos para o Cine-Teatro Carlos Gomes, em Santo André, e Cine Max, em São Caetano.

AMANHÃ

Filas nas eleições de 1945.

Farid Casseb, diretor.

E uma frase jamais esquecida

O advogado Uriel Carlos Aleixo, da turma 1988 da Faculdade de Direito de São Bernardo, iniciou o curso quando estava com 19 anos. Um menino. O pai tinha uma imobiliária e queria que o filho se formasse para no futuro tocar o estabelecimento. Uriel não gostava do curso. A partir do segundo ano, com a matéria Direito Penal, ministrada brilhantemente pelo professor José Roberto Baraúna, tudo mudou.

UMA LEMBRANÇA

Primeiro ano. Estava com a mensalidade atrasada. Num dia de prova, seu número – 3.125 – aparece na lousa. Não poderia fazer a prova. Teria que comparecer à tesouraria.

Triste, envergonhado, Uriel vai direto ao diretor, professor Farid Casseb. É recebido com muito carinho e respeito.

A dívida foi parcelada. Os juros e multas, perdoados. E uma frase do saudoso Dr. Casseb o marcaria para sempre: “Você, desde garoto, iniciando o curso, demonstrou uma argumentação que me convenceu a te ajudar. Você será um grande advogado”.

UM ACONTECIMENTO

O júri simulado organizado pelo professor Calixto Antonio. Uriel foi ativo participante. Hoje já tem mais de 120 plenárias no Tribunal de Júri, que o faz recordar sempre daquelas aulas práticas da faculdade.

A FACULDADE

Uma janela para o mundo:

Tudo que tenho é devido à Faculdade de Direito de São Bernardo, profissionalmente, as relações humanas.

Graças ao curso de Direito eu me tornei presidente da OAB. Defendi a nossa classe por dois mandatos.

A faculdade me deu a OAB. A OAB me deu a minha esposa, a Marta, que conheci dentro da faculdade.

Tenho muito orgulho da Faculdade de Direito de São Bernardo. Ela continua no ranking das melhores. E na nossa época era a única do Grande ABC.

A 20ª Turma

A voz dos advogados fora dos autos

DGABC TV: www.dgabc.com.br

Amanhã em Memória

Nomes que fizeram a história da Faculdade de Direito de São Bernardo

Interação com Facebook

"O tapete tcheco"

Com etiqueta ‘Made in Brasil’, o tapete brasileiro tem grande reputação na Tchecoslováquia.

Acompanhe essa crônica de 30 anos atrás agora no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 21 de outubro de 1988 – ano 31, edição 6889

Manchete – Banco Central trabalha com inflação de 35%

Política – Eleições municipais em São Bernardo. Candidatos a prefeito realizam debate na Metodista. Tito Costa quer readequar servidores, e Maurício Soares, demitir os marajás.

Cultura & Lazer – Na nona edição, começa a Feira do Livro de Santo André, no saguão do Teatro Municipal, com 33 expositores e extensa programação paralela.

Memória – Duas colunas: o rio da Rhodia; e a presença da igreja na história das eleições municipais do Grande ABC.

Polícia – Não há pistas sobre a morte do vereador Severino Arcanjo de Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Diadema.

Em 21 de outubro de...

1812 – Criada a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, em São Bernardo, que abrangia todo o Grande ABC.

1918 – A gripe espanhola: notificados 358 novos casos em São Paulo; teatros e cinemas resolveram fechar por causa da gripe.

n A guerra. Do noticiário do Estadão: restabelecidas as comunicações terrestres da França com a Holanda; a Alemanha insiste em afirmar que a guerra não está perdida.

1983 – O curta-metragem Pula Violeta, com os palhaços andreenses Estrimilique e Tontolino (pai e filho), estreia na 7ª Mostra Internacional de Cinema, no Museu de Arte de São Paulo. Idealizadores: Fausto Polesi, diretor de Redação do Diário, Heitor Capuzzo e José Armando Pereira da Silva, colaboradores do jornal.

Vazamento em gasoduto da Petrobras atinge a Billings no km 37,5 da Via Anchieta.

Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes) começa na Vera Cruz, em São Bernardo.

Hoje

Dia das Missões

Dia da Juventude Missionária

Dia da Santa Infância

Dia Nacional da Valorização da Família

Santos do Dia

Ursula

Celina

Dásio

Hilarião, abade

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 21 de outubro:

Na Paraíba, Alagoa Grande

No Maranhão, Amarante do Maranhão e São Benedito do Rio Preto

Em Goiás, Caldas Novas e São Luís de Montes Belos

No Ceará, Cedro e Tarrafas

No Rio Grande do Norte, Rafael Fernandes

Em Sergipe, São Domingos

No Paraná, São José da Boa Vista

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;