Memória Titulo Memória - Clássicos do Diário há 60 anos: 1958-2018
A revolução que derrubou o coronel Saladino
Por Ademir Medici
15/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O paulista Júlio Prestes ganhou as eleições para presidente da República em 1930. Teve 1.091.709 votos. Seu adversário, o gaúcho Getúlio Vargas, ficou com 737 mil votos. O presidente Washington Luis, que apoiou Júlio Prestes, acabou sendo deposto em 24 de outubro de 1930. Getúlio assumiu o governo provisório em 3 de novembro. 

No dia 11 o Congresso Nacional foi dissolvido, por decreto. Caíram todos os governadores, à exceção do de Minas Gerais. Era criado o interventor federal nos Estados.

No Grande ABC, do velho PRP, caiu todo mundo, inclusive os vereadores e o prefeito, coronel Saladino Cardoso Franco, que governou o velho município de São Bernardo por 16 anos.

O poder municipal passou a ser exercido por uma junta, que indicou o nome de Armando Setti para prefeito. Sua nomeação foi oficializada em 19 de dezembro de 1930.

Acabava a República Velha dos coronéis. Iniciava-se um longo período de ditadura.

AMANHÃ

Começa o Estado Novo.

Quase 60 anos depois...

Tudo mudara no Grande ABC, a começar pela imprensa. Firmava-se o Diário do Grande ABC que, para as eleições municipais de 1988, realizava a 2ª Pesquisa Eleitoral.

Cidade por cidade, um mês antes das eleições de 15 de novembro, o Diário apresentava números e possibilidades dos candidatos às sete Prefeituras. E um destaque foram as ilustrações, como a que republicamos hoje, 30 anos depois, assinada pelo artista gráfico Pathè.

Galgando a montanha chamada Grande ABC, os candidatos. O acerto da pesquisa aproximou-se da perfeição:

Celso Daniel ultrapassa José Amazonas em Santo André.

Tito Costa e Maurício Soares já encostam em São Bernardo.

Luiz Tortorello avança sobre Antonio Russo em São Caetano.

José Augusto da Silva Ramos avança em Diadema.

José Carlos Grecco domina em Mauá

Luiz Carlos Grecco na frente em Ribeirão Pires.

Cido Franco desponta em Rio Grande da Serra.

Nota – Do mesmo jeito que utilizamos a imprensa da primeira metade do século passado para compreender os passos do Grande ABC na luta política de então, o pesquisador do presente e do futuro tem nas páginas do Diário um instrumento sem igual de análise do movimento político na virada do milênio.


Interação com Facebook

Um plano para custear a campanha

O cronista Guido Fidelis conta como é a campanha do candidato a vereador que adora cachaça. Crônica publicada em 15 de outubro de 1988 e agora republicada no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Sábado, 15 de outubro de 1988 – ano 31, edição 6884

Manchete – Aron (Galante, prefeito de São Bernardo) vai pagar folha de salários do funcionalismo com empréstimo de um bilhão de cruzados

Indústria – Scania embarca caminhões para o Iraque.

Automobilismo – Salão antecipa futuro do automóvel.

Calendário – Horário de verão tem início à meia-noite.

São Caetano – Greve do Judiciário atrasa audiências.

Memória – O Instituto Américo Brasiliense, de Santo André, em 1961.

Em 15 de outubro de...

1918 – A Companhia Construtora São Paulo-Santos, em liquidação, abre concorrência para venda de vários bens na Estação do Pilar, hoje Mauá:

Terreno industrial de 400 mil m², com galpão com várias indústrias em funcionamento, 28 casas de operários, sobrado do gerente e desvio ferroviário.

Uma parte das terras da Fazenda Bocaina na divisa com terras de Antonio Queiroz dos Santos e Companhia Aliança.

Remanescentes da Fazenda Bocaina, com 300 alqueires junto ao desvio Guapituba, onde está hoje a Estação do Parque das Américas.

A guerra. Do noticiário do Estadão: devem ou não os aliados conceder o armistício? O povo norte-americano exige a capitulação incondicional da Alemanha.

A gripe espanhola. Os casos se sucedem no Rio de Janeiro, nos quartéis, escolas, indústrias e nas residências. Alastra-se a epidemia desde o Centro até os mais afastados subúrbios.

1973 – São Bernardo vence os Jogos Abertos do Interior, disputados no município. Em segundo lugar ficou Santo André.

2013 – Por iniciativa do seu presidente, Joaquim dos Santos, a Câmara Municipal de Santo André realiza sessão solene em homenagem aos vereadores, desde os primeiros, que assumiram em 1892.


Nota – Joaquim, andreense, é memorialista. Graças a ele e aos ex-vereadores Franco Masiero e Montorinho, Santo André possui o Almanaque de Vereadores, em segunda edição, que conta a história dos parlamentares locais desde a antiga Câmara de São Bernardo.

Hoje

Dia do Professor. Criado pelo decreto 52.682, de 14 de outubro de 1963. Marca a data em que o imperador Pedro I emitiu, em 15 de outubro de 1827, o decreto que legisla sobre o ensino das primeiras letras no Brasil. O decreto mandava criar escolas de primeiras letras em todo o País.

Santos do Dia

Santa Teresa D’Avila, a Teresa de Jesus (Ávila, Espanha, 1515-1582). 

Reformadora e doutora da Igreja. 

Considerada a Padroeira dos Professores.

Eutímio

Tecla de Kitzingen

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 15 de outubro:

Em São Paulo, Ilha Solteira. Elevado a município em 1991, quando se separa de Pereira Barreto.

Em Minas Gerais, Alfenas e Boa Esperança

No Pará, Bennach

No Ceará, Caucaia

No Rio Grande do Norte, Currais Novos

No Amazonas, Partintins

No Espírito Santo, Santa Teresa<EM><TL>Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;