Memória Titulo MEMÓRIA
Escola, construa a sua história...
Por Ademir Médici
Do Diário do Grande ABC
25/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Semana passada o Diário recebeu mais um grupo de alunos interessados em conhecer o funcionamento do jornal impresso, on-line e TV. Alunos e professoras da Emeb Viriato Correia, de Rudge Ramos, São Bernardo, guiados por Claudia Zeber, do departamento de Marketing, percorreram setores do jornal e chegaram ao Banco de Dados, onde está toda a coleção do Diário, desde o tempo do News Seller – 60 anos de história.

Uma das estudantes, Gabriela Martinez de Andrade, revelou a data do seu nascimento: 4 de novembro de 2008. Em segundos pôde ver os fatos principais ocorridos naquele dia, e noticiados em Primeira Página pelo Diário.

A escola está interessada em contar a história. Alunos e professores receberam as instruções:</CW>

1 – Deve haver uma placa com a data da inauguração, em ponto de destaque da escola.

2 – Descubram alguma informação na secretaria . Certamente foram arquivadas as várias reportagens publicadas nestes anos todos.

3 – Anotem as datas da placa e das notícias. Enviem ao Diário, via Marketing. Com certeza fotos foram batidas nas ocasiões, e nem todas publicadas. As fotos inéditas contarão uma nova história.

As dicas foram para a ‘Viriato Correia’. Servem a todas as demais escolas. Professor e aluno, a história da sua escola vocês podem escrever. Coletivamente. Depois nós divulgamos.

QUEM FOI

Manuel Viriato Correia Baima do Lago Filho (Rio de Janeiro, 1884-1967). Jornalista, escritor, dramaturgo e deputado estadual e federal no Maranhão.


A COPA ROLA NA RÚSSIA. NO BRASIL, PIPOCAM LIVROS. O FUTEBOL ENRIQUECE UMA BIBLIOGRAFIA

O bibliotecário Ademir Takara, da biblioteca do Museu do Futebol, seleciona quatro títulos. Quer ter acesso às obras? Escreva para o Centro de Referência do Futebol Brasileiro: crfb@museudofutebol.org.br


Crônicas Boleiras 2º tempo

Autor: Chico Bicudo

Formação: jornalista e professor universitário, com especialização em política internacional.

Edição: Chiado Editora, Lisboa e São Paulo.

Resumo – As crônicas refletem a experiência de viver o extremo de duas reações – introspecção e explosão – exatamente como o jogador que se prepara para cobrar o pênalti e, ato contínuo, comunga com a galera a meta convertida. Passeios diversos pelo mundo do futebol. Em cada crônica, um olhar ferino, uma tirada irônica e um algo a mais que faz cócegas no cérebro.

100 anos sou mais Briosa

Autores: Álvaro dos Santos Silveira Filho e Paulo Rogério

Formação: Álvaro, economista; Paulo, jornalista.

Edição: Realejo Livros & Edições, Santos (SP).

Resumo – A história centenária da Portuguesa Santista (1917-2017). Uma história marcada de muita luta, sacrifício e glória. Jornadas históricas e cheias de emoções. Muitas vezes recebeu clubes do Grande ABC; outras tantas, a Briosa subiu a Serra do Mar para jogar em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá... A querida Briosa, uma das fundadoras da Federação Paulista de Futebol.

O Livro de Ouro das Copas

Autor: Lycio Vellozo Ribas

Formação: jornalista

Edição:Faro Editorial, Barueri (SP).

Resumo – Além de dados e curiosidades de todas as 20 Copas do Mundo realizadas de 1930 a 2014 e as informações sobre a Copa da Rússia, ainda oferece uma rica coleção de seleções inusitadas, como a dos carecas e dos cabeludos, a dos baixinhos e dos grandalhões, a seleção de todos os Santos ou a dos apelidos diferentes. Um livro divertido e ao mesmo tempo muito informativo.

O Livro Alviverde

Autor: Lucas Scherer

Formação: jornalista

Site: www.olivroalviverde.com

Resumo – Narra a história do Sport Clube Gaúcho de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Como era a cidade de Passo Fundo em 1918, ano em que o clube foi fundado. Com 100 perguntas formuladas e respondidas, o autor fala do ‘Periquito do Boqueirão’, em 932 páginas, que podem ser acessadas gratuitamente. No site, o hino do clube e um passeio virtual inesquecível.


Diário há 30 anos

Sábado, 25 de junho de 1988 – ano 30, edição 6788

Manchete – Governo espera inflação de 19,7%

Grande ABC – O drama da falta d’água em São Caetano e Diadema.

Política – Novo partido era lançado em Brasília, mas não possuía ainda um nome: nascia o PSDB, do tucanato.

São Caetano – Iniciada a 8ª Olimpíada Especial do Estado de São Paulo.

Crônica (Guido Fidelis) – A professora, os alunos e a história.

Cultura & Lazer – Cine Tangará vai ser dividido em duas salas. O cinema andreense foi inaugurado em 1950.

Polícia – Apreendidas 59 aves em residência de Rudge Ramos.


Em 25 de junho de...

1918 – A guerra. Do noticiário do <CF160>Estadão</CF>: a contraofensiva italiana. Derrota dos austríacos no Piave: 45 mil austríacos aprisionados. As baixas: 150 mil austríacos e 80 mil italianos.

1973 – Declarada greve contra frota de táxis em Santo André: taxistas são contrários ao comando eletrônico – ou taxímetros.

1978 – Hermes Macedo abre loja na Avenida Pereira Barreto, 1.536, em Santo André.

Argentina 3, Holanda 1. E a Argentina ganha a Copa do Mundo.

1983 – Scania convida para o lançamento das novas linhas K-112 e S-112 de ônibus rodoviários e urbanos. O primeiro tem motor traseiro e o ‘S’, motor dianteiro. Os produtos aposentam os chassis hoje produzidos pela Scania.

Os novos ônibus fecham o programa de lançamento ‘S’ da Scania, iniciado em 1981 com a colocação no mercado dos caminhões ‘T’ (‘focinhudo’) e ‘R’ (‘cara-chata’).

Santos do Dia

Máximo de Turim

Guilherme

Prospero de Aquitânia


Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 25 de junho:

No Amazonas, Maués

Na Bahia, Paratinga

No Piauí, Porto

No Mato Grosso, Rosário Oeste

No Espírito Santo, São Roque do Canaã

No Paraná, Tuneiras do Oeste

Fonte: IBGE

Hoje

Dia do Imigrante. A data foi escolhida por ser o fim das celebrações da Semana da Imigração Japonesa, comemorada a partir de 18 de junho, cf. decreto número 30.128, de 14 de novembro de 1957, emitido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;