Defesa do Consumidor Titulo Atenção
Problemas bancários demoram mais que compras online para ter solução
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
21/06/2018 | 07:00
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Agência Brasil


Na enquete Defesa do Consumidor desta semana, o Diário perguntou aos leitores se problemas com compras online demoram mais para serem solucionados do que serviços bancários. A morosidade na resolução com bancos ganhou, com 77% (94 votos), contra 23% (28 votos), que apontaram a dificuldade para solucionar compras online.

Entre as muitas atenções que o cliente deve ter ao adquirir um serviço bancário, as tarifas de serviços que são cobradas pelas instituições deve ter um foco especial.

Para auxiliar nesse cuidado, em 2017 a Fundação Procon fez um relatório técnico com o objetivo de verificar a evolução das tarifas bancárias praticadas por seis instituições financeiras. Foram comparadas as tabelas de serviços prioritários e dos pacotes padronizados, vigentes em 06 de junho de 2017 com as praticadas em 2 de junho de 2016.

Após o levantamento, a Fundação Procon esclareceu que as instituições financeiras são obrigadas a divulgar os pacotes em local visível ao público, estando disponíveis na internet para consulta, facilitando assim, a escolha do consumidor de um pacote mais adequado às suas necessidades.

A entidade reforça ainda que a diferença entre os pacotes padronizados está na quantidade de serviços oferecidos e na inclusão dos itens como fornecimento de folhas de cheque, transferências por meio DOC e TED, dentre outros. O cliente, entretanto, poderá além da quantidade incluída em cada pacote, utilizar os serviços essenciais oferecidos gratuitamente: 10 folhas de cheque, quatro saques, dois extratos dos últimos 30 dias e duas transferências entre contas da própria instituição.

 




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