Setecidades Titulo
Bolo e pão comemoram dia de Santo Antônio no Grande ABC
Por Aline Mazzo
Especial para o Diário
14/06/2005 | 08:15
Compartilhar notícia


Igrejas cheias, promessas, bolo casamenteiro e muitos pães marcaram a comemoração do dia de Santo Antônio. Na paróquia de Vila Alpina, em Santo André, a organização do evento calculava que cerca de 20 mil pessoas passariam por lá durante todo o dia.

A aposentada Eunice Brunoso Nagy, 65 anos, é devota do santo há mais de 30 anos e nunca perde a missa de comemoração. Além de pegar o pão e comprar o bolo, Eunice carregava uma pequena imagem do santo comprada na porta da igreja. Há cinco anos, as amigas Ana Marcela Tavares, 20 anos, e Fânia Cássia do Santos, 31, se deslocam de São Paulo – onde trabalham – para montarem bancas na porta da igreja da Vila Alpina para vender santinhos. “Normalmente, conseguimos faturar cerca de R$ 300 com as vendas”, diz Ana Marcela.

Ninguém passava pela igreja sem comprar ao menos um pedaço do bolo casamenteiro. A distribuição era feita por 12 voluntárias. Devota de Santo Antônio, a professora aposentada Neide Bueno da Silva, 56 anos, levou a filha à festa para presenteá-la com um pedaço do bolo. “Tomara que o presente de minha mãe faça com que eu case”, torcia Noara Aparecida Bueno, 24.

A voluntária da igreja e responsável pela distribuição do bolo Marly Andrade Valle, 62 anos, havia vendido a maioria dos 7,2 mil pedaços do enorme bolo apenas na parte da manhã.

Rio –Milhares de fiéis lotaram segunda-feira a Igreja de Santo Antônio, no Largo da Carioca, no Centro do Rio, para homenagear Santo Antônio, popularmente conhecido como o “santo casamenteiro”. Nas orações, pedidos de paz, saúde, dinheiro e a chegada da pessoa amada. A expectativa dos religiosos era de que cerca de 70 mil pessoas passassem nesta segunda-feira pelo santuário.

Durante todo o dia missas foram celebradas em homenagem a Santo Antônio, que morreu doente no dia 13 de junho de 1231, aos 36 anos de idade.

São Paulo – Dia do ‘sim‘. Segunda-feira, Dia de Santo Antonio, 37 casais, entre eles José Benedito da Silva, 76 anos, e Sebastiana Alves da Silva, de 75, oficializaram a união em um casamento comunitário em Caraguatatuba (SP). Houve missa especial em várias paróquias.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;