Setecidades Titulo Educação Superior
Alunos da FSA questionam processo de escolha de reitor

Em carta protocolada na Prefeitura, estudantes não reconhecem Francisco José dos Santos Milreu como candidato mais votado

Por Bia Moço
Especial para o Diário
30/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 Estudantes do Centro Universitário Fundação Santo André protocolaram, na manhã de ontem, carta junto ao gabinete do prefeito andreense, Paulo Serra (PSDB), com o objetivo de fazer valer o que consideram “vontade do corpo estudantil” em relação à escolha do novo reitor da instituição de Ensino Superior. Segundo o grupo, a mais votada entre os três candidatos que integram lista tríplice entregue ao chefe do Executivo em novembro é a professora Andréa Quintao para reitoria – que aparece em segundo lugar na classificação geral.

De acordo com Matheus Brollo, representante dos alunos no conselho universitário e discente da Faeng (Faculdade de Engenharia), Andréa recebeu 585 votos da comunidade acadêmica, enquanto Francisco José dos Santos Milreu obteve pouco mais da metade dos sufrágios – 423. Em terceiro lugar estaria Edvaldo Luis Rossini, o Didi, com 128 pontos, que, há duas semanas, protocolou pedido de saída da disputa.

A diferença em relação ao resultado oficial – em que Milreu obteve 44,65% dos votos, Andrea 39,68% e Didi 15,67% – se dá em virtude de política de peso diferenciado na votação entre alunos, funcionários e docentes. Conforme os estudantes, 70% da nota da votação fica a cargo do corpo docente, 20%, dos alunos e 10%, dos funcionários. Na prática, Milreu obteve 93 votos entre professores, 295 entre alunos e 35 dos funcionários. Andréa recebeu 69 sufrágios dos docentes, 488 dos discentes e 28 dos colaboradores.

A decisão sobre a escolha do novo reitor da FSA (Fundação Santo André) deve ser anunciada ainda nesta semana pelo prefeito. Responsável pela nomeação do líder da instituição de Ensino Superior – que assumirá o exercício de 2018 a 2022 – o chefe do Executivo deu indícios, em dezembro, de que respeitaria a vontade da comunidade escolar e nomearia o candidato mais votado no processo eleitoral oficial, o professor Milreu.

“No sentido de recuperar a faculdade, a proposta da Andréa é a melhor. Essa questão (de Milreu estar sob suspeita de não ser concursado) preocupa a gente (alunos). Mesmo que provem que ele está apto a reitoria, nós não o escolhemos para assumir o cargo”, ressalta Brollo.

Há uma semana, a reitora da Fundação Santo André, Leila Modanez, deu início a pente-fino em todos os 450 contratos de servidores da Fundação com o objetivo de identificar o número exato de funcionários e professores sem concurso público – o que é proibido por lei.

Em investigação preliminar, 126 profissionais apresentaram documentação insuficiente para comprovar o modo de contratação. Um deles seria o professor Milreu.

A instituição vive crise financeira desde 2009. Somente a folha de pagamento custa em torno de R$ 3,3 milhões e demanda cerca de 90% do orçamento. Atualmente, a FSA enfrenta rombo estimado em R$ 500 mil por mês.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;