Cultura & Lazer Titulo Agenda
Ópera no picadeiro

Grupo LaMínima chega a Santo André com ‘Pagliacci’, em temporada somente até o dia 28

Por Vanessa Soares Oliveira
14/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Juntar o humor dos números circenses e o sentimento das óperas dramáticas foi a fórmula perfeita que o grupo LaMínima encontrou para dar vida a Pagliacci. O espetáculo, criado para celebrar 20 anos do grupo, fica em cartaz no Sesc Santo André em curta temporada: até o dia 28. “O projeto foi pensado há quase seis anos e sempre adiamos para poder conciliar as agendas. E, em 2017, coincidiu com os 20 anos da companhia”, explica Fernando Sampaio, fundador e diretor da companhia de circo e teatro.

A peça, que vai lá no fundo e fala das emoções, é adaptação da ópera I Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo. Na trama, um velho bufão começa narrando ao público como Crânio, o chefe de uma tradicional trupe de palhaços, ambicionava ser reconhecido e respeitado como artista e produtor de espetáculos de alto nível. Para isso, abandona os tradicionais números de palhaçaria e concebe espetáculo cujos números cômicos seriam a preparação para um requintado melodrama que, além disso, trouxesse o sucesso popular e o reconhecimento da crítica. No entanto, durante a estreia do espetáculo, fica evidente o fracasso da encenação e o chefe dos palhaços e da companhia se revela o palhaço de seu próprio melodrama.

Com direção de Chico Pelúcio, texto de Luís Alberto de Abreu, Pagliacci foi concebido pelo ator Domingos Montagner (1962- 2016), fundador do grupo juntamente com Sampaio. “Seguir sem ele sem dúvida foi muito inesperado. Realizar o projeto pensado por Domingos e, ao mesmo tempo, poder celebrar de alguma maneira a história dele nos 20 anos de LaMínima viraram objetivo principal”, ressalta.

Apesar da grande perda que o grupo sofreu com a morte de Montagner, celebrar os 20 anos da companhia é motivo para comemoração. “Muito orgulho de ter realizado tantas obras e ter tido momentos tão incríveis nestas duas décadas”, acrescenta o diretor.

Em cartaz desde março de 2017, Sampaio garante que o espetáculo tem agradado o público por onde passa. “A temporada do Sesi foi de muito sucesso, assim como no Rio de Janeiro, no fim do ano.”

PARA CRIANÇADA
Além de Pagliacci, o LaMínima apresenta também Reprise, voltado para o público infantil. A peça, com duas sessões, é baseada nas entradas clássicas de palhaços de picadeiro, principal fonte de estudos do grupo.

Pagliacci e Reprise – Teatro. No Sesc Santo André – Rua Tamaturaca, 302. Pagliacci: as apresentações acontecem sempre às sextas, às 21h, aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h, até dia 28. Reprise: hoje e dia 28, às 12h. Ingr.: De R$ 5 a R$ 20.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;