Esportes Titulo
Telemar bate o Uberlândia e conquista nacional de basquete
Por Daniella Grinbergas
Especial para o Diário
27/06/2005 | 08:44
Compartilhar notícia


A novata equipe do Telemar/Rio, montada há menos de um ano pelo ex-jogador Oscar Schmidt, sagrou-se campeã do 16º Campeonato Brasileiro de Basquete Masculino domingo em Uberlândia, Minas Gerais. O time carioca conquistou seu primeiro título do Nacional masculino ao derrotar o Unitri/Uberlândia por 106 a 92.

O jogo era válido pela quarta partida do playoff final (melhor de cinco) e o resultado definiu a série em 3 a 1 a favor do Telemar. Num balanço geral, o time carioca, comandado pelo técnico Miguel Ângelo da Luz, disputou 40 partidas, obteve 35 vitórias e perdeu somente cinco jogos. Das 21 vezes que jogou em casa, não decepcionou em nenhuma.

A partida começou com vantagem para os mineiros, que jogavam em casa e contavam com o apoio de quase 3 mil torcedores que superlotaram o ginásio. Os minutos iniciais foram marcados por uma vantagem de três pontos para o Uberlândia. A equipe de Minas não havia sido derrotada em casa neste Nacional e precisava da vitória para levar a decisão a uma quinta partida.

O Telemar não demorou para reagir e se impôs abrindo 11 pontos de diferença. O time do Rio fechou o segundo quarto em 57 a 46. No começo do segundo tempo, o time mineiro conseguiu reduzir a vantagem para dois pontos. Novamente, o Telemar se impôs e no último segundo do terceiro quarto a vantagem era de cinco pontos. No quarto final do jogo, a equipe carioca abriu 11 pontos e os mineiros não marcaram um ponto sequer.

O time de Oscar acabou com a hegemonia do time mineiro, campeão nacional e sul-americano do ano passado. Os cestinhas foram Marcelinho, do Telemar, e Helinho, do Uberlândia, com 32 e 25 pontos, respectivamente.

"A gente mereceu. Jogamos bem durante todo o campeonato, vencemos uma grande equipe na final e agora é só comemorar", disse o ala Marcelinho, um dos destaques da partida com 34 pontos, nove rebotes, duas assistências e duas bolas roubadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;