D+ Titulo
Vodca não é colírio
Nayara Fernandes
Especial para o Diário
17/10/2010 | 07:15
Compartilhar notícia


Basta uma ideia maluca circular pela internet para começar a fazer grandes estragos. A atitude de dois jovens de Campinas - que pingaram vodca nos olhos para ‘supostamente' aumentar a sensação de embriaguez, conforme vários vídeos estimulam - causa espanto entre os adolescentes. "É a maior burrice fazer isso. Se quer ficar bêbado, é mais fácil encher a cara", afirma Andressa Nunes, 17 anos, de Santo André. Como resultado, um perdeu mais de 90% da visão de um dos olhos e terá de receber uma nova córnea, e o outro terá de fazer severo tratamento.

Conhecida como "vodca no globo ocular" (do inglês, vodca eyeballing), a prática não deixa ninguém bêbado mais rápido, como muitos adeptos acreditam, imaginando que o álcool ultrapassa a membrana dos olhos e imediatamente chega ao sangue. Nem mesmo os colírios têm esse tipo de efeito. Segundo o oftalmologista Vírgilio Centurion, do Instituto de Moléstias Oculares, o líquido fica sobre a córnea e nunca ultrapassa o globo ocular.

Os danos são inevitáveis. O uso do álcool nos olhos provoca dor, irritação, sensibilidade à luz e visão borrada. "A bebida mata as células da córnea e da conjuntiva. Quando isso ocorre, a parte branca do olho fica mais opaca, e a visão diminui de forma permanente ou duradoura", explica Gustavo Salomão, da Faculdade de Medicina do ABC.

Importada dos Estados Unidos e Inglaterra, a mania ganhou adeptos no mundo todo e se espalhou pela web. Um desses vídeos assustou Kathleen Amabyllin, 17, de Santo André. "É inconsequente. Só acredita nisso quem não tem instrução", afirma. Na opinião de Melissa Longatti, 16, o jovem que faz isso não tem personalidade. "Quer chamar a atenção dos amigos."

Há outras atitudes inconsequentes
Recorrer ao uso de energéticos para tentar conseguir beber mais e ter mais energia na balada também pode fazer vítimas. Estudo da Universidade de Wake Forest, nos Estados Unidos, revela que jovens que misturam álcool com energéticos correm o risco de ter sérios problemas, que podem levar à morte. Esses estimulantes acabam reduzindo os sintomas de embriaguez - mas não deixam menos bêbado - e, consequentemente, a sensação de perigo diminui.

Outro mito perigoso é pingar limão nos olhos para deixá-los mais limpos.Isso causa irritação e infecção. Nem mesmo chá deve ser usado. Os oftalmologistas recomendam apenas soro e água mineral ou filtrada para lavar os olhos. Atitude que também deve ser tomada no caso de alguma substância imprópria entrar em contato com o globo ocular. Imediatamente após o incidentem, deve-se procurar um médio para avaliar os danos causados.

Não pode se deixar influenciar pelos outros
Que a adolescência é fase de autoconhecimento, todo mundo está cansado de saber. O problema, segundo os especialistas, é passar a ter atitudes diferentes por causa dos amigos. Alguns acreditam que se não seguir o que os outros fazem, acabam sendo caretas. Entretanto, por maior que seja a influência do grupo, é necessário lembrar que cada pessoa é única e deve ter personalidade própria. Não é porque deseja se tornar popular e reconhecida que deve reproduzir o comportamento dos demais, principalmente se esse for inadequado. "No grupo, a gente se fortalece, mas é preciso ficar atento e saber o que é melhor para cada um", explica a psicóloga Olga Nunes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;