Economia Titulo
Emprego na indústria cresce 0,1% em agosto
09/10/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


O mercado de trabalho industrial prosseguiu em recuperação em agosto, mas ainda não superou completamente os efeitos da crise de 2008. Dados divulgados ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram expansão de 0,1% na ocupação do setor em relação a julho, no oitavo aumento consecutivo ante mês anterior. Na comparação com agosto do ano passado, houve alta de 9%.

O técnico da coordenação de indústria do instituto, André Macedo, avalia que há uma predominância de resultados positivos que confirmam a crescente reação do emprego no setor. "Muito mais do que o aumento no emprego da indústria ante julho, os dados de agosto mostram uma manutenção da trajetória ascendente de contratações no setor", disse. O resultado acumulado em 12 meses foi de 0,5%, o primeiro crescimento nesse indicador desde março do ano passado.

Macedo destacou o incremento no número de horas pagas, de 0,8% em agosto na comparação com julho, após queda de 0,3% em julho ante o mês anterior. Segundo ele, essa alta reflete o pequeno aquecimento registrado na atividade industrial, no terceiro trimestre, em relação ao segundo trimestre do ano. As horas extras são consideradas como um indicador antecedente de perspectiva de geração de vagas.

O técnico da coordenação de indústria salientou ainda que o crescimento do emprego foi generalizado em todas as regiões e na maior parte dos segmentos investigados. Segundo ele, a ocupação industrial vem sendo puxada pelas atividades que estão impulsionando a produção industrial, como máquinas e equipamentos, meios de transporte e eletroeletrônicos.

Apesar da continuidade na trajetória de recuperação, ele lembrou que a ocupação na indústria ainda estava, em agosto, em patamar 1,8% inferior ao recorde de setembro de 2008, antes dos efeitos nocivos da crise sobre o setor.

Segundo Macedo, o ajuste no mercado de trabalho à crise foi ainda mais forte do que ocorreu na produção, que já havia superado o nível anterior às turbulências em março de 2010.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;