Esportes Titulo
Equipe de ginástica do Brasil conquista vaga olímpica inédita
Do Diário do Grande ABC
20/08/2003 | 00:25
Compartilhar notícia


A equipe feminina de ginástica artística conseguiu a inédita classificação para as Olimpíadas de Atenas (2004) ao ficar na oitava posição, com 143,946 pontos, no Campeonato Mundial da modalidade, que acontece em Anaheim, na Califórnia (EUA). Esta será a primeira vez que o Brasil leva a equipe completa para os Jogos Olímpicos.

As meninas competem nesta quarta-feira para melhorar a posição do Brasil. Por enquanto, a China está na liderança, com 148,641. A Romênia ficou na segunda colocação, com 148,120 pontos, e os Estados Unidos estão em terceiro, com 147,697. As notas do país são somadas de acordo com o desempenho das ginastas em conjunto.

Na final individual geral, o país será representado pelas ginastas Camila Comin, que ficou na 19ª posição, com 35,824 pontos, e Daniele Hypólito, (21º colocada) com 35,662 pontos. A ginasta Daiane dos Santos foi a única a se classificar na final por aparelhos, na quinta-feira. Ela terminou na terceira posição, com 9,512 pontos, na prova do solo. Daiane ficou atrás da romena Catalina Ponor e da líder Elena Gomez, com 9,537 pontos cada. As notas das atletas são totalizadas de acordo com a performance nos quatro aparelhos (trave, solo, paralelas e salto). A primeira colocada no individual geral é a espanhola Elena Gómez, com 37,549 pontos, e a segunda colocada é a norte-americana Chelisie Memmel, com 37,449 pontos.

No masculino, o único representante confirmado é o gaúcho Mosiah Rodrigues. A equipe ficou na 19º posição, o que dá direito a apenas uma vaga para os Jogos. O ginasta foi o escolhido por ter sido o brasileiro melhor classificado na competição, na 45º posição com 53,625 pontos. No entanto, o Brasil pode levar mais um ginasta a Atenas. Diego Hypólito participa de duas finais individuais. Na fase eliminatória, terminou na sétima colocação no salto sobre o cavalo, com 9,543 pontos, e nos exercícios de solo ficou em quinto lugar, com 9,550 pontos.

A delegação brasileira de ginástica artística veio de uma boa campanha nos Jogos Pan-Americanos de São Domingo, que aconteceu no início do mês. As equipes masculina e feminina levaram dez medalhas (cinco de prata e cinco de bronze). Só Daniele conquistou duas de prata (trave e paralelas) e uma de bronze (individual geral). Mosiah Rodrigues ganhou duas de bronze na trave e no salto sobre o cavalo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;