Internacional Titulo
Atentado na Caxemira deixa seis mortos e 25 feridos
Por Da AFP
06/09/2003 | 10:53
Compartilhar notícia


Pelo menos seis pessoas morreram e outras 25 ficaram feridas numa explosão ocorrida durante a passagem de um comboio do exército indiano em um mercado de frutas de Srinagar, na parte da Caxemira controlada pela Índia.

"Um comboio do exército que transportava um general passava no local no momento do ataque, mas é difícil dizer se ele está entre as vítimas. Seis pessoas morreram e outras 25 ficaram feridas", disse Tirtha Acharya, porta-voz da Força de Segurança Fronteiriça indiana.

A explosão teria sido provocada por bombas escondidas em um dos veículos destruídos que estavam estacionados em frente ao mercado, segundo as autoridades desta região de maioria muçulmana.

Este ataque eleva a 70 o número de pessoas mortas no setor desde o sábado passado, quando o exército indiano matou em Srinagar um importante comandante rebelde, Gazi Baba.

Ele estava na lista de rebeldes "mais procurados" desde que a Índia o acusou de ser o cérebro do atentado no parlamento indiano em dezembro de 2001, que deixou 15 mortos, incluindo os cinco autores do ataque, e provocou uma crise militar com o Paquistão.

Desde 1989, a parte da Caxemira sob domínio da Índia é cenário de uma guerrilha separatista muçulmana, que já causou a morte de cerca de 38 mil pessoas, segundo dados indianos, e entre 80 mil e 100 mil, de acordo com os rebeldes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;