Economia Titulo
IPVA: 1ª parcela deve ser paga ainda neste mês
Tauana Marin
do Diário do Grande ABC
04/01/2011 | 07:22
Compartilhar notícia


Quem têm carro na garagem precisa preparar o bolso para pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), afinal de contas, a primeira parcela vence neste mês, a segunda em fevereiro e a última em março - em caso de parcelamento.

Para pagamentos em parcela única há desconto. Para se ter ideia, aqueles que possuem veículos com final de placa 1 e que decidam pagar o imposto em parcela única têm até semana que vem (dia 11) para quitar o débito. Automóveis com placa final 0 devem ter o IPVA pago até dia 24 deste mês. (veja tabela ao lado)

Aqueles que não têm saldo suficiente para quitar o IPVA em parcela única, têm a possibilidade de parcelar o pagamento do imposto em até três vezes. Por isso, é preciso ficar atento ao final da placa para saber a data real do vencimento das prestações.

DESCONTO - Para ter direito ao desconto é preciso optar pelo pagamento único, feito ainda durante este mês. Em fevereiro também será possível pagar o imposto de uma única vez, porém, sem o desconto.

REAJUSTE - Neste ano, conforme antecipou o Diário, o IPVA ficou 7,2% mais barato no Estado de São Paulo. O tributo, que tem como base os valores venais dos veículos calculados pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), vai pesar menos no bolso do motorista por conta da redução dos preços dos carros usados.

O levantamento da Fipe registrou queda média de 7,2% nos valores de venda praticados no varejo. Somente motos e similares tiveram retração acima da média (queda de 9,1%). Para os automóveis, o preço médio ficou 7% menor em relação ao ano passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;