Setecidades Titulo
Chuva anuncia primeiro dia do inverno; frio deve persistir
Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
21/06/2005 | 08:07
Compartilhar notícia


O jejum de 25 dias sem chuva na região foi quebrado nesta segunda de manhã, quando uma série de pancadas pegou muita gente de surpresa, entre 8h30 e 10h30. O aguaceiro prejudicou o trânsito nas principais vias de Santo André e São Caetano, cidades onde os índices pluviométricos até à tarde foram 12,8 mm (bairro Campestre) e 11 mm (bairro Barcelona), de acordo com o Corpo de Bombeiros. Apesar disso, as equipes de Defesa Civil dos municípios não registraram ocorrências graves nem alagamentos.

O volume de chuva foi menor nas demais cidades. São Bernardo registrou 6,5 mm na estação medidora do Jardim do Mar, enquanto em Mauá, o índice pluviométrico foi de 6 mm no Jardim Zaíra. Choveu com menos intensidade em Ribeirão Pires e Rio Grande, onde as precipitações foram 3,1 mm e 1,9 mm.

Para os meteorologistas, a chuva desta segunda contribui para a queda da temperatura no primeiro dia do inverno, que começa às 3h46 desta terça. Nesta segunda, a mínima chegou a 14°C na Região Metropolitana de São Paulo, que inclui o Grande ABC. No interior, a temperatura despencou para 8°C na Serra da Mantiqueira.

Desde o fim de semana, uma massa de ar frio vinda do Sul conseguiu romper os bloqueios atmosféricos que impediam o avanço das frentes frias no Sudeste, informou o meteorologista Paulo Etchichury, da agência Somar Meteorologia. Esses bloqueios explicam, em parte, as temperaturas de até 4°C acima da média para os meses de outono – o mais quente dos últimos 20 anos, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

A previsão para esta terça na região é de tempo nublado com chuvas menos intensas. A mínima é de 16°C e a máxima, de 23°C, informou o 7º Distrito de Meteorologia do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O frio deve persistir durante a semana.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;