Internacional Titulo
Annan se diz animado com ‘Iniciativa de Genebra’
Da AFP
06/12/2003 | 10:49
Compartilhar notícia


O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, se declarou animado na sexta-feira após se reunir com os autores da Iniciativa de Genebra, o ex-ministro israelense da Justiça Yossi Beilin e o ex-ministro palestino da Informação Yasser Abed Rabbo.

Annan "pensa que o impulso necessário para a solução do conflito no Oriente Médio deve vir de pessoas que trabalham juntas para a mudança", declarou seu porta-voz, Fred Eckhard, após o encontro na sede das Nações Unidas.

A Iniciativa "já teve sucesso ao encorajar o debate entre palestinos e israelenses sobre os pontos a resolver para se acabar com o conflito", destacou Eckhard. O secretário-geral assinalou, porém, que o "Mapa da Paz" continua sendo a principal referência para a solução do conflito entre israelenses e palestinos.

Beilin e Rabbo concordaram em que a Iniciativa é "um documento complementar ao Mapa da Paz" e manifestaram sua satisfação com o encontro. "Ficamos alentados pela posição do secretário-geral", disse o ex-ministro palestino. "Não poderia esperar uma acolhida melhor", revelou Beilin, assinalando que uma conferência sobre a Iniciativa será realizada no Cairo.

O secretário americano de Estado, Colin Powell, também recebeu os autores da Iniciativa de Genebra nesta sexta-feira. "Hoje estamos animados pelos termos empregados pelo secretário de Estado, que descreveu nossa iniciativa como construtiva", declarou Abed Rabbo.

Segundo Beilin, a Iniciativa de Genebra representa uma tentativa de construir "uma coalizão de sensatez contra uma aliança de extremistas que rejeitam qualquer plano de paz".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;