Cultura & Lazer Titulo
Romantismo e diversão em ‘Desejo Proibido’
Por Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
04/11/2007 | 07:09
Compartilhar notícia


Querer algo proibido pode parecer instigante e desafiador, e muitas vezes pode levar as pessoas a arriscarem tudo e pagar para ver. É mais ou menos por esse caminho que seguirá a nova novela das seis da Globo, Desejo Proibido, escrita por Walther Negrão.

O entusiasmo na elaboração da trama e na formação do elenco deixam claro que a emissora quer recuperar logo o telespectador do horário – donas-de-casa e jovens – e superar os tímidos números de audiência da trama anterior, Eterna Magia, que registrou em torno de 26 pontos de média no Ibope. A antecessora, O Profeta, tinha média de 32 pontos.

A nova história, que se passa nos anos 1930, na ficitícia e pacata cidade de Passaperto, no Triângulo Mineiro, promete fortes doses de bom humor misturados com amores proibidos. Até o universo religioso será alvo de polêmicas, com a história da jovem Laura (Fernanda Vasconcellos).

Quando bebê, a moça foi encontrada às margens de um rio por Ana (Letícia Sabatella) que a adotou. Na juventude, ela vai para São Paulo estudar, mas ao voltar à cidade, em férias, conhece Henrique (Daniel de Oliveira), com quem inicia um namoro arranjado, pois o moço é filho da poderosa Cândida (Eva Wilma), uma fazendeira de família tradicional e pra lá de prepotente.

Em uma viagem de trem, Laura também conhecerá Miguel (Murilo Rosa), um jovem padre que tem a missão de descobrir a veracidade do milagre da Virgem da Gruta, em Passaperto. E a própria Laura é prova dos poderes da santa.

O primeiro olhar entre o dono da batina e a bela mocinha denuncia o início de um triângulo amoroso que colocará em xeque a função do religioso.

Veteranos - Para o diretor de núcleo, Marcos Paulo, romantismo e diversão são palavras-chaves em Desejo Proibido, que reunirá nomes expressivos da teledramaturgia brasileira, como Lima Duarte.

O ator está entusiasmado com a novela, pois nasceu na cidade mineira de Sacramento e a novela, portanto, remete às suas raízes. “Vou fazer um político típico brasileiro, que na maioria das vezes apoia o projeto que lhe trará vantagens”, diz o veterano, que viverá o prefeito Viriato.

Alexandre Borges interpretará o médico paulista Escobar, que ao iniciar tratamento contra depressão em Ana (Letícia Sabatella), mulher de Chico Fernandes (José de Abreu), um poderoso e ríspido fazendeiro de gado, se apaixonará por ela.

“Essa é a minha segunda atuação em par romântico com a Letícia (a primeira foi em A Muralha). Temos uma química muito boa com a integração dos personagens e nos divertimos bastante. Todo começo de novela é sempre um período de ansiedade e expectativa para o ator, pois queremos saber o que o público acha”, afirma o galã.

Mais experiente - Quem entra na história um pouco mais experiente é Grazi Massafera. A ex-Big Brother Brasil. Em sua segunda novela, ela será Florinda, a filha caçula do prefeito Viriato e que tem como seu grande sonho se casar.

“Está sendo uma honra contracenar com feras como Lima Duarte e Nívea Maria (que será sua mãe e a primeira-dama da cidade, Dona Magnólia). Sou uma privilegiada”, diz.

As primeiras gravações da novela foram feitas em setembro, na Estação da Luz, em São Paulo, cenário para os personagens Laura, Henrique e Miguel. A seqüência foi rodada em Campinas, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Personagens principais

Henrique (Daniel de Oliveira) – Mimado e oportunista. É criado pela avó Cândida depois da morte de sua mãe, Isabel. Namora com a doce Laura, mas sente-se atraído por Ana, sua madrasta. Morre de ciúmes quando percebe o interesse do padre Miguel por Laura.

Laura (Fernanda Vasconcellos) – É considerada abençoada por um suposto milagre da Virgem de Pedra porque foi achada num cestinho ainda bebê no Rio Itareré por Ana, que a adotou como filha. Destemida e espevitada, estudou num colégio de freiras e vai passar as férias de verão em Passaperto. É prometida a Henrique, mas se apaixona pelo padre Miguel.

Miguel (Murilo Rosa) – Um jovem e moderno padre para os costumes da década de 1930. Ficou órfão ainda criança e tem interesse em investigar a verdade por trás dos milagres da Virgem de Pedra. Criado por religiosos, se apaixona por Laura à primeira vista, o que põe sua vocação sacerdotal em dúvida.

Ana (Letícia Sabatella) – Uma mulher forte, mas sensível, que odeia ser casada com o grosseirão Chico. Começa a ter crises de depressão e a preconceituosa população da cidadezinha onde vive acredita que ela é louca. Seu único motivo para sorrir é a filha adotiva Laura, que realizou seu sonho de ser mãe. Tem um caso passional com o médico Escobar.

Chico Fernandes (José de Abreu) – Rico fazendeiro de gado, é o atual proprietário das terras de Cândida. Grosseirão e rude, é viúvo de Isabel, que morreu depois do nascimento de Henrique. Casou-se com a mestiça Ana e tem uma relação ciumenta e possessiva com a bela morena. Mas recebe longos chifres da mulher e mantém uma convivência problemática com o filho Henrique. Com Ana, adotou Laura.

Viriato (Lima Duarte) – O prefeito da cidade. Vive em cima do muro para tentar agradar os eleitores. Só pensa em obter mais vantagens em seu cargo. É um enrolador, que sempre procura se dar bem com sua lábia. É autoritário apenas como Prefeito, pois sua casa é comandada pela mulher Magnólia (Nívea Maria), que controla suas duas filhas – Florinda e Eulália.

Cândida (Eva Wilma) – Dona de uma fazenda vizinha à de Chico Fernandes. É arrogante e calculista. Fez questão de criar Henrique depois que sua filha Isabel faleceu. Só pensa em dinheiro. Faz do neto um fantoche e tenta casá-lo com Laura para conseguir de volta as terras de Chico.

Escobar (Alexandre Borges) – Vem de São Paulo para morar na fazenda de Chico. Ele acaba se envolvendo com Ana, mulher de Chico, ao tratá-la da depressão. Vive uma arriscada paixão por Ana e tem de enfrentar a fúria de Chico.

Padre Inácio (Marcos Caruso) – Padre da cidade e padrinho de Miguel. Divertido e acolhedor, está sempre disposto a ajudar . Conhece bem cada morador de Passaperto e freqüenta todos os eventos da cidade. Diz que seu maior defeito é ser péssimo na cozinha.

Florinda (Grazi Massafera) – Filha caçula do prefeito Viriato. Seu maior sonho é entrar numa igreja de véu e grinalda. Vive brigando com a irmã Eulália (Aninha Lima)porque só tem a permissão de se casar depois que a irmã mais velha subir ao altar. Se sente atraída por quase todos os moços que vêm da cidade grande, como o padre Miguel e o jornalista Ciro Feijó (Rodrigo Lombardi).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;