Internacional Titulo
Estupros e diamantes causam 100 mortes na Angola
Por Do Diário do Grande ABC
25/10/2000 | 09:59
Compartilhar notícia


O estupro de mulheres e crianças angolanas e o roubo de diamantes por soldados do Governo causaram a morte de 100 pessoas nas províncias de Lunda-Norte e Lunda-Sul entre novembro de 1999 e outubro de 2000, informou a Igreja Católica esta quarta-feira.

Nas cidades de Mukonda, Kazuwa, e Ngowa, no Leste do país, soldados angolanos mataram traficantes de diamantes e confiscaram as pedras preciosas, revelou a Igreja em um relatório sobre direitos humanos divulgado por sua rádio, a Ecclesia.

O padre Carlos Suku, representante católico de direitos humanos, reportou ``muitos casos de estupro de garotas e mulheres por homens (...) e uma série de assassinatos' nas duas províncias. Ele também mencionou o caso de uma mulher estrangulada pelo marido porque tinha pego os diamantes dele.

Suku relatou um ``massacre' de civis atribuído a soldados em Mukonda, mas nao deu detalhes da data nem do número de vítimas. A Igreja admitiu que o número de casos verificados e descritos no relatório é provavelmente menor do que os números reais, mas disse que ilustra a dimensao da violência na regiao.

Rituais de bruxaria também podem ter levado muitos pais a matar os próprios filhos nas duas províncias, segundo o relatório.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;