Política Titulo Recado
Campos cita traição no PT e ameaça saída do arco em Diadema

Presidente do PTB paulista reprova chapa pura no petismo e ressalta acordo para indicar vice

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
19/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A aliança em Diadema entre o PT e o PTB para a eleição de outubro pode ser desfeita. O avanço dos petistas em formalizarem chapa pura ao pleito municipal, com a ex-vereadora Irene dos Santos como vice do parlamentar Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, desagradou o deputado estadual Campos Machado, presidente da legenda petebista em São Paulo. Para ele, além do movimento petista ser uma “traição” política, é equivocado.

“Eu não acredito que o PT seja tão inconsequente assim. Não há mais lugar para chapa pura em nenhum lugar do Estado e muito menos na condição em que o PT se encontra (de crise política). Nós estamos conversando com o grupo do Maninho e com o (ex-prefeito José de) Filippi (Júnior, coordenador da pré-campanha do PT em Diadema) há mais de seis meses. Se houver traição (oficialização da chapa petista), que é a palavra correta, nós estamos liberados para tomar qualquer posição em relação a qualquer candidato”, observou Campos.

Em Diadema, o PTB caminhou com o prefeito Lauro Michels (PV) na eleição de 2012, indicando Silvana Guarnieri (hoje no PSB) ao posto de vice. No começo do ano passado, Campos anunciou rompimento com o verde, justamente por considerar desrespeitoso a situação de Silvana, isolada por Lauro na administração. Ainda em 2015, iniciou diálogo com o PT para compor forças ao processo eleitoral. Pediu a condição de indicar a vaga de vice, porém, isso tem sido rejeitado por maioria do diretório petista, por conta da falta de um quadro representativo e puxador de votos.

Diante de impasse, as lideranças petistas ofereceram ao PTB esforços pela vitória Ulisses de Queiroz (PTB) na busca por cadeira no Legislativo, além de costura com o PTdoB para formalização de coligação proporcional. Hoje, Filippi irá se encontrar com interlocutores de Campos para tentar contornar situação.

A possível ruptura despertou o interesse do pré-candidato a prefeito pelo PRB, o vereador Vaguinho do Conselho. Ele iniciou diálogo para inviabilizar união das siglas e, mesmo tendo apalavrado que a vaga de vice em sua chapa a também parlamentar Cida Ferreira (PMDB), prometeu espaço aos petebistas em seu arco .




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;