Automóveis Titulo
O Fortwo é pequeno ou suficiente para dois?
Por Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
01/09/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


Quando a Mercedes passou a importar oficialmente o Smart Fortwo, em abril do ano passado, Roberto Gasparetti, gerente de marketing da marca, foi enfático ao definir o simpático carrinho: "Ele (Smart) não é pequeno. É para duas pessoas!" Hoje, mais de um ano depois, o brasileiro ainda parece não estar familiarizado com o veículo de dimensões nanicas. Por onde passa, curiosos apontam, mal-humorados torcem o nariz e as crianças sorriem - devem achar que funciona com pilha!

No entanto, todos os que se aproximam para puxar um papo e saber mais sobre o Fortwo (para dois, em inglês) fazem a mesma pergunta: "Ele não é pequeno demais?" Para acabar com esta dúvida de uma vez por todas, submetemos o Smart a um teste de fogo: ser avaliado por dois tipos de consumidores, um grandalhão e outra pequenina. Curiosos? A equipe do Diário também!

O AVALIADO
Antes de apresentarmos nossos avaliadores, vamos conhecer o avaliado. Utilizamos o Smart Fortwo Brazilian Edition MHD (Micro Hybrid Drive), equipado com motor 1.0 aspirado de apenas 71 cv de potência e 9,4 mkgf de torque. Mede 2,69 metros de comprimento - 1,87 m de distância entre os eixos -, 1,56 m de largura, 1,54 de altura e pesa somente 750 quilos. A novidade fica por conta do sistema start/stop que funciona da seguinte maneira: com o pé no freio e em velocidade inferior a 8 km/h, o propulsor simplesmente desliga. Assim que o acelerador é acionado, o bloco passa a funcionar automaticamente, sem necessidade de tocar na chave. Feitiçaria? Não! Tecnologia que reduz em até 5% o consumo de combustível na cidade.
Ah! Ele custa R$ 49,9 mil.

OS AVALIADORES
Momento de apresentar os avaliadores. E como o manual das boas maneiras determina, as damas primeiro. Thuane Ianelli, 24 anos, é jornalista e calça 33. Mede 1,58 m e pesa 48 quilos. O outro é totalmente o oposto. Também jornalista, Anderson Fattori calça 44, mede 1,94 m e pesa 161 quilos.

Mas antes de sair acelerando, os dois rapidamente tecem elogios ao visual inusitado do pequenino. "Achei o design bem futurista e exótico. Dou muito valor para artigos exclusivos. Além disso, acredito que daqui há alguns anos as pessoas optarão por veículos compactos, como o Smart", analisa Thuane. "Ao primeiro olhar assusta pelo tamanho, mas ele é bonito", completa Fattori.

Hora de entrar e pisar fundo. Ela rapidamente encontra a melhor posição ao volante. "O espaço interno é incrível! Quem vê por fora não imagina o quanto é confortável. O retrovisor traseiro também é ótimo, o que permite que tenhamos visão ampla", ressalta a jornalista, para depois iniciar as ressalvas. "Acho que poderia ter mais espaços para acessórios, como porta-garrafas e o pedal de freio (alto) incomoda um pouco no começo, mas acredito que seja uma questão de hábito."

Fattori surpreende - não vamos negar - ao falar do espaço interno. "Minhas referências são carros populares. Comparados a esses modelos, o espaço interno é mais confortável. O banco é maior na altura e por ser tipo concha deixa sensação agradável ao dirigir", exalta, sem deixar, assim como Thuane, de apontar alguns incômodos. "Claro que não é espaçoso. O volante acaba pegando na perna ao entrar e sair do carro. Creio que se houvesse ajuste de altura no volante ou regulagem de altura no banco esses problemas poderiam ser resolvidos", sugere Fattori, elogiando o fato de o pedal de freio ser alto. "Com poucos minutos dirigindo dá para se acostumar."

Por fim, os dois, apesar de necessidades totalmente diferentes, chegaram mais ou menos ao mesmo veredicto. "No geral, gostei do carro. Teria um, desde que tivesse a garantia de que o fato de ele desligar quando o carro para totalmente não prejudica o motor. Acho importante ressaltar que com o valor do Smart é possível comprar carros que comportam mais pessoas", avalia Thuane.

"No caso de ter um outro carro para passeio, eu compraria o Smart para o cotidiano. No entanto, iria esperar um tempo para ter certeza que o carro teria mercado e que seu mecanismo não daria problemas, principalmente pela inovação de desligar ao frear", disse Fattori.

No final das contas, colocando em uma balança os prós e os contras, o Smart Fortwo se saiu bem, confirmando o que Gasparetti disse no lançamento: "Ele (Smart) não é pequeno. É para duas pessoas!"

Números

MOTOR
1.0 aspirado a gasolina

TORQUE
9,4 mkgf a 4.200 rpm

POTÊNCIA
71 cv a 5.800 rpm

COMPRIMENTO
2,69 metros

DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS
1,86 metro




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;