Setecidades Titulo
Mário Covas recebe selo de 'Amigo da Criança'
Adriana Gomes
Do Diário do Grande ABC
18/06/2005 | 07:58
Compartilhar notícia


O Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, foi reconhecido nesta semana com o título de Hospital Amigo da Criança, espécie de selo de qualidade atrelado ao cumprimento de dez requisitos fixados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e relacionados intimamente com a questão do aleitamento materno. A notificação oficial deverá ser entregue ao hospital em aproximadamente dez dias. Trata-se do segundo hospital do Grande ABC a receber a honra; o primeiro foi o HMU (Hospital Municipal Universitário), em São Bernardo.

"O Departamento Materno-Infantil do Mário Covas pode ser considerado de primeiro mundo, tanto pelos recursos físicos como pelos humanos. A gestante tem direito, por exemplo, a um acompanhante na sala de parto, que pode ser o pai da criança, uma irmã, a mãe ou uma amiga", afirma a médica neonatologista e chefe da Clínica Neonatal do hospital, Sandra Frota Ávilla Gianelo. Para obter o certificado, o hospital passou por avaliação em etapas, que começou com pré-seleção feita pela Secretaria de Estado da Saúde, em dezembro de 2004.

Após essa etapa, o Mário Covas recebeu representantes do Ministério da Saúde para avaliação global, no final do mês passado. Os inspetores conheceram todos os setores do hospital - com ênfase no Departamento Materno-Infantil -, entrevistaram funcionários e até passaram uma noite no local. Na última quinta-feira, o hospital foi comunicado sobre a aprovação.

Leite - Desde 2003, o hospital conta com o Banco de Leite Humano, setor que deve ter contribuído para a conquista do título. Mensalmente, o banco beneficia cerca de 70 bebês (cujas mães, por diversas razões, não podem amamentar). Mas, atualmente, o setor trabalha com menos de 40 litros de leite no estoque, quando o ideal seria ter 140 litros. Assim, o hospital necessita de doadoras. Interessadas em ajudar podem obter informações pelo telefone 6829-5021.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;