Cultura & Lazer Titulo
Filme mostra os dias D para Hitler
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
10/09/2005 | 08:00
Compartilhar notícia


A polêmica surgida no lançamento de A Queda! - As Últimas Horas de Hitler nos cinemas foi sobre a suavização da monstruosidade de Adolf Hitler, mostrado como um ser humano de atitudes ternas e paternais no filme de Oliver Hirschbiegel que chega agora em DVD nas locadoras. Primeiro, é uma polêmica sem sentido. Por mais paternal que ele pareça com alguns funcionários do 3º Reich alemão, sua insanidade e sua perda de senso da realidade exalam por todos os poros, por obra e arte da ótima caracterização do ator Bruno Ganz (de Asas do Desejo). Segundo, porque o filme mostra o ditador alemão, bem abrigado em seu bunker em Berlim, sem nenhuma pena da população alemã ("o que são civis em uma guerra?"), que sofria o maciço ataque dos Aliados enquanto o castelo de sonhos nazistas ruía, e Hitler rumava para o suicídio ao lado de sua mulher Eva Braun (Juliane Köhler). Portanto, nada suave.

Alternando entre as quatro paredes do Bunker de Hitler, nos últimos dias de sua vida, e as ruas arrasadas de Berlim, o diretor Hirschbiegel promove um reencontro dos alemães com sua história e seu personagem mais emblemático, concentrando o drama no dia em que ele se matou, sem omitir nem a tragédia da situação nem o ridículo do personagem. Não é o caráter de monstruosidade ou humanidade da personalidade de Hitler que convida à reflexão. É o culto ao ícone, a fé inabalável no Führer como pai da pátria. É a sedução que a loucura desse monstro exercia sobre toda uma população que o filme reverbera, num reencontro com um triste passado e com pessoas que eram capazes de matar ou se matar apenas em nome do que acreditavam - vide Magda Goebbels, mulher do ministro nazista Joseph Goebbels, que não queria ver seu filhos crescerem num mundo sem nazismo e envenenou-os, sendo morta depois pelo marido suicida.

Cercado por seus generais, o ditador dá ordens histriônicas para o contra-ataque. Ver todos ali cientes de que era uma ação impossível e o fim da guerra inevitável, mas fiéis à palavra do Führer, é patético e trágico.

Fechado em seu bunker subterrâneo, Hitler alternava serenidade com explosões de fúria. Em breves momentos do lado de fora, distribuía medalhas a crianças que lutavam na defesa de Berlim ao lado de soldados adultos. Dentro do bunker, Hitler não mostra pudores em condenar o povo alemão como ingrato e se vangloriava de ter livrado o país dos judeus, a quem acusou até o fim de complô para derrubar o Reich. Poucos assessores lúcidos - como o arquiteto Albert Speer (Heino Ferch) - tentam convencê-lo de que tudo acabou, mas é sua insanidade que permanece.

Para evitar que o filme se tornasse um documentário encenado, o diretor optou pela narrativa clássica, opção que valorizou o drama e o subtexto. A exatidão histórica tem como crédito o testemunho da secretária Traudl Junge (interpretada por Alexandra Maria Lara), que viveu até 2002 e dá os depoimentos que abrem e fecham o filme: "Ser jovem não era desculpa para não tomar conhecimento do que acontecia", diz, na remissão de uma culpa que nos dias de Hitler era impensável.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;