Internacional Titulo
ACNUR: quase 390 mil deixaram Kosovo desde final de março
Por Do Diário do Grande ABC
05/04/1999 | 10:49
Compartilhar notícia


Quase 390 mil pessoas já teriam deixado Kosovo ou se concentravam em sua fronteira na manha desta segunda, desde o início dos ataques da Ota, dia 24 de março passado, enquanto o fluxo de refugiados continua, informou a porta-voz do Alto Comissariado das Naçoes Unidas para os Refugiados (ACNUR), Judith Kumin.

O Acnur registrou na manha desta segunda-feira 120 mil refugiados na Macedônia, ou seja, cinco mil a mais do que ontem. Este total inclui as 60 mil pessoas bloqueadas no campo de Blace, entre o posto fronteiriço iugoslavo e a aduana macedônia.

"Um novo trem chegou a Blace ontem no final da tarde, com entre quatro e cinco mil pessoas". E quase cinco mil pessoas chegaram a pé. Estas chegadas compensaram a partida de umas cinco mil pessoas para o novo centro de recepçao de Brazda, a poucos quilômetros dali, explicou Kumin.

Por outra parte, o ACNUR assinalou a chegada de refugiados ao posto fronteiriço macedônio de Jazhince, nas montanhas. "Os macedônios só os deixam entrar muito lentamente e é difícil saber quantas pessoas esperam", lamentou.

A fila de kosovares que esperam poder passar para a Macedônia por Jazhince seria de 25 km, segundo os refugiados, informou o ACNUR neste domingo. Kumin nao teve condiçoes de confirmar esta informaçao nesta segunda. Estes ``milhares' de refugiados complementares ainda nao foram integrados nas estatísticas do ACNUR.

Por outra parte, o ACNUR considera que o número de refugiados que chegaram à Albânia desde 24 de março atinge os 226 mil, ou seja, 22 mil a mais do que ontem. Os refugiados que chegaram a Montenegro seriam entre 35 e 36 mil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;