Memória Titulo História
De volta à verdadeira Praça Lauro Gomes

Ela já foi um cartão postal da cidade. A população orgulhava-se da sua praça. As pessoas tiravam fotos. Os políticos faziam comícios.

Por Ademir Medici
11/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Quando a Memória focaliza um tema contemporâneo como este do livro do jovem historiador Manuel Filho, que se aprofunda sobre a história da Praça Lauro Gomes, dos seus bancos e da Fonte Luminosa Princesa Isabel, o resultado de antemão é de sucesso. A receita se completa quando o autor se esmera em: 1) reunir a informação histórica; 2) mesclá-la com belas imagens; 3) selecionar boas histórias. Pois é isto que sentimos ao conversar com Manuel e ler o seu livro. Belíssimo.

Em especial o público de São Bernardo não pode perder a chance de ler – e guardar – “Histórias dos bancos da praça”, cujo lançamento está marcado para a noitinha do dia 20 próximo na Seção de Pesquisa e Documentação da Prefeitura, à Alameda Glória, esquina com a Rua Jurubatuba.

Manuel Filho redescobre a Praça Lauro Gomes. Ela já foi um cartão postal da cidade. A população orgulhava-se da sua praça. As pessoas tiravam fotos. Os políticos faziam comícios. A Prefeitura promovia shows, como o do Roberto Carlos. E quantos namoros aconteceram naqueles bancos patrocinados pela indústria, comércio e famílias.

Manuel Filho, incansável, foi atrás de quem, um dia, acreditou no projeto municipal dos anos 1950 e patrocinou um banco. Claro, vários bancos quebraram. Sumiram. Muitos doadores partiram, mas aí estão os descendentes dos doadores para, emocionando-se, relembrar histórias vividas ou ouvidas dos mais velhos. E aqui entra o belíssimo acervo municipal, com fotos coletadas e identificadas, jornais guardados, documentos oficiais preservados.

A capa do livro tem uma história. São os Quelhas, Antonio e Alexandre, em 1959. Ao doarem a foto à Seção de Pesquisa e Documentação, eles pediram que fossem avisados caso a imagem fosse utilizada. E não é que a fotografia virou capa de livro!

Internamente há outras fotos igualmente significativas, como a das jovens colegiais identificadas na legenda. E tudo é ternura e encantamento do começo ao fim. Sem querer tirar o prazer da leitura do livro, Memória promete voltar novamente ao tema, para que mais e mais batateiros prestigiem o lançamento e guardem, na estante e no coração, essas histórias que são tão suas.

Diário há 30 anos

Sábado, 11 de maio de 1985 – ano 28, nº 5822

MANCHETE – Sarney põe fim a mordomias do primeiro escalão.

CAPITAL & TRABALHO – Montadoras vão sugerir acordo para dois anos; greve para 40% da postagem brasileira.

ESTADO – Protesto reúne 10 mil servidores no Palácio dos Bandeirantes; na região, centros de saúde fecham.

SOCIAL – Da coluna Encontro, de Claudete Reinhart: ‘EC Santo André ganhou um novo sócio: dom Jorge Marcos de Oliveira, na Feira da Fraternidade, fez questão de preencher a ficha na barraca do clube’.

News Seller há 50 anos

Domingo, 9 de maio de 1965 – ano 7, nº 366

DESTAQUE – Prefeitura de São Bernardo expõe projetos do Paço. Mostra foi inaugurada no saguão da Prefeitura: projetos e perspectivas da futura sede do Município, de autoria dos arquitetos Jorge Bomfim e Toru Kanasawa.

Santos do dia

Imagem de Santo Amaro. Obra atribuída a frei Agostinho de Piedade. Século 17. Integra a exposição “Barro Paulista: a tradição bandeirante do imaginário em barro cozido”. Em cartaz no Museu de Arte Sacra, Capital (Avenida Tiradentes, 676, bairro da Luz).

Escreve o curador da mostra, Dalton Sala, no catálogo da exposição: “O conjunto proposto para exposição e estudo provém do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo: são terracotas, imagens de barro cozido e policromado, feitas na Capitania de São Vicente nos séculos XVI e XVII, e na Capitania de São Paulo, no século XVIII”.

Inácio de Láconi

Iluminato

Alberto de Bérgamo

Em 11 de maio de...

1890 - Instalado o Município de São Bernardo, com abrangência sobre toda a área do Grande ABC.

Criado um ano antes, depois de um movimento popular que envolveu antigos moradores, o Clero e imigrantes recém-estabelecidos, o novo município substituía a antiga Freguesia de São Bernardo, de 1812, esta também nascida de movimento popular.

A primeira legislatura, eleita, seria empossada em 1892.

1915 - Cruza São Bernardo a cavalo, percorrendo a Estrada do Vergueiro e a Rua Marechal Deodoro, um grupo de oficiais da polícia montada em direção a Santos. Para percorrer os 74 quilômetros desde a Capital levaram 11 horas e 40 minutos.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘raid de dirigiveis alemães à Inglaterra’.

1930 - Irmã Regina Itália Rocco nasce em São Bernardo. Foi tecelã. Inicia a vida religiosa com as palotinas do Colégio São José, já instaladas à Rua Dr. Flaquer.

Esporte Clube São Bernardo realiza a primeira excursão interestadual. Viajando de trem, disputa duas partidas em Uberaba. Minas Gerais. A delegação é formada por Dante Setti, Alfredo Périgo, Raul Vilaldo, Ninão, Ratto, Luiz, Pedro, Constantino, Duzi, Nini, Calaf, Tatão, Mesquita, André, Peçanha, Macuco, Paulo e Sabiá.

Prossegue o Campeonato da Cidade, em Santo André, com o jogo entre Audax e República.

1958 - Circula o número 1 do semanário News Seller, semente do Diário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;