Setecidades Titulo
Cinema para diferentes paladares é destaque cultural em S.Bernardo
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
20/08/2005 | 08:37
Compartilhar notícia


Se no passado São Bernardo se notabilizou como centro produtor de cinema, com a extinta Companhia Cinematógráfica Vera Cruz, hoje os cinéfilos têm um consistente circuito exibidor alternativo. Há a Mostra de Cinema Internacional; a Mostra de Cinema Brasileiro; os breves ciclos que revisitam a obra de grandes autores da arte cinematográfica - iniciativas para quase todos os paladares -, e que posicionam São Bernardo como centro de reeducação do olhar dos habitantes do Grande ABC. Ao fim deste ano, a Mostra de Cinema Brasileiro chegará à sua 24ª edição com a estimativa de preservar o que tem sido comum nos últimos anos: coletar sucessos comerciais e filmes que se proponham a contestar o status quo da produção nacional.

No ano passado, por exemplo, houve exibições do megahit Carandiru, de Hector Babenco, e do elogio à complexidade Filme de Amor, de Júlio Bressane, obras que contribuíram para uma média de público de 270 espectadores a cada filme projetado. Outro compromisso anual, a Mostra Internacional de Cinema, teve sua quinta edição em janeiro e fevereiro deste ano, com performance popular semelhante e sempre com o compromisso de apresentar ao público da região diferentes manifestações do cinema mundial, com reforço providencial nas produções hollywoodianas. É uma busca por olhares e reflexões heterogêneas, sem descuidar da história audiovisual, do passado que garantiu a maturidade da arte cinematográfica por meio de ciclos mensais, ora realizados no Teatro Martins Pena.

No mês passado, por exemplo, foi a vez de revisitar o trabalho de Orson Welles, cineasta que exerce clara influência na lapidação do campo cinematográfico, em suas profundidades espaciais e naquilo que a imagem pode ter de metafórico com a disposição dos elementos (personagens, cenários, iluminação) na tela. Neste mês, desde o dia 11, a cidade abriga uma mostra de Alfred Hitchcock, o mestre do suspense que, além de tudo, ainda realizou eficientes exercícios metalingüísticos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;