Setecidades Titulo
São Bernardo divide o poder político
Sérgio Kapustan
Do Diário do Grande ABC
20/08/2005 | 08:36
Compartilhar notícia


Em 1º de janeiro de 1945,  o líder emancipacionista Wallace Simonsen assumia a Prefeitura de São Bernardo. Um ano antes, um decreto de Vargas havia elevado o então distrito à categoria de município, iniciando um ciclo de 60 anos em que forças políticas de diferentes ideologias disputaram o poder local.

De 1945 a 1977, partidos conservadores administraram a cidade. O ciclo só foi interrompido com a eleição de Tito Costa, do MDB, partido de oposição à ditadura militar que governou o país de 1964 a 1985. Ligado ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, Tito não só ganhou o apoio da classe metalúrgica como atuou em defesa dos trabalhadores nas greves que chamaram a atenção do país no final da década de 70. Na época, lideranças como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso atuaram juntos na luta contra a ditadura.

Com o fim do bipartidarismo, o MDB deu lugar ao PMDB e manteve a hegemonia em São Bernardo ao eleger Aron Galante em 1983. Seis anos depois, o poder mudou de mãos com a eleição do petista Maurício Soares, advogado e ligado ao Sindicato dos Metalúrgicos. Em 1992 foi a vez Walter Demarchi, do conservador PTB, eleger-se prefeito. Depois de romper com o PT, Maurício Soares elegeu-se novamente prefeito em 1996 pelo PSDB com o apoio de sete partidos. Quatro anos depois, já no PPS, elegeu-se prefeito pela terceira vez com o apoio de 14 partidos, mas renunciou ao cargo em 5 de março de 2003 alegando problemas de saúde.

O vice-prefeito William Dib, do PSB, assumiu o cargo e reelegeu-se prefeito em 2004, no primeiro turno, com 76% do votos graças ao apoio de 21 partidos. Dib disputou a eleição contra o deputado federal Vicente Paulo da Silva (PT), o Vicentinho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;