Setecidades Titulo
Posto tinha 96% de álcool na gasolina
Bruno Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
01/07/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


A ANP (Agência Nacional do Petróleo) lacrou nesta segunda-feira o posto Cote D'Azur, de bandeira Esso, da Rua Fernanda, em Diadema. O estabelecimento era suspeito de ter recebido solvente para misturar à gasolina e foi flagrado pelo Ministério Público Estadual retirando o produto dos tanques para driblar a fiscalização.

Além do solvente, os agentes da ANP constataram que em um dos tanques de gasolina a concentração de álcool era de 96% (quando o limite por lei é de 25%). No tanque da bomba aditivada a concentração era menor, 65%.

Dois funcionários do posto e o motorista do caminhão que retirava o solvente foram detidos pelo Ministério Público e levado ao 3º Distrito Policial de Diadema. Até o fechamento desta edição, não havia a confirmação da Polícia Civil se eles seriam presos.

OPERAÇÃO
A suspeita contra o comércio vinha desde sábado, quando uma operação conjunta do Ministério Público, Secretaria de Estado da Fazenda e Polícia Militar flagrou um caminhão descarregando solvente no posto Valdecar, da Petrobras, na Avenida Piraporinha. O veículo havia feito uma entrega no posto Esso pouco antes dos promotores chegarem. O posto Petrobras também foi fiscalizado ontem. Os dois revendedores ficam a 200 metros um do outro.

Os promotores acreditam que os postos pertençam ao mesmo grupo. Ambos estão locados em nome de uma mesma pessoa e têm o mesmo advogado, Marco Antônio Golçalves, que não quis falar com a imprensa.
Os dois comércios praticavam o mesmo preço: R$ 2,29 para gasolina. No fim de semana, ambos cobravam R$ 2,19 pelo combustível vendido.

ÁLCOOL
Segundo os técnicos da ANP, a concentração tão elevada de álcool na gasolina do posto Cote D'Azur pode ser explicada por uma adulteração recente. O álcool poderia ter sido lançado no tanque de gasolina há pouco tempo, ficando concentrado, e diminuiria conforme o líquido no interior da bomba se movimentasse. Não houve a confirmação se essa mistura era feita pelos funcionários do posto com auxílio de bombas hidráulicas, ou se o combustível era transferidos de bomba para bomba.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;