Setecidades Titulo
Chácara Baronesa vai virar parque em Sto.André
Sergio Campos
Da Sucursal do Diário em S.Bernardo
24/08/2001 | 00:48
Compartilhar notícia


A Chácara Baronesa, em Santo André (divisa com São Bernardo), vai mesmo virar parque estadual. A decisão aconteceu quarta na Assembléia Legislativa, quando os deputados estaduais derrubaram, de forma unânime, o veto do governador Geraldo Alckmin para a criação do parque. Com isso, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Habitação tem um prazo de três meses para determinar as diretrizes e normas de aproveitamento da área.

A Chácara Baronesa, conhecida também como Haras de São Bernardo, tem 350 mil m2 e pertence ao Inocoop (Instituto de Orientação às Cooperativas Habitacionais de São Paulo). O Inocoop adquiriu a área em 1976 para a construção de conjuntos habitacionais, mas o projeto não foi adiante por causa da falta de verba, permanecendo, então, como patrimônio inativo do Estado.

A falta de manutenção e fiscalização da área favoreceu as ocupações irregulares, que começaram em 1989 com algumas dezenas de pessoas. Hoje, cerca de 300 famílias moram no local. O projeto prevê a remoção dessas pessoas para moradias definitivas – construções da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo).

Segundo o autor do projeto, o deputado estadual Newton Brandão, a medida tomada pela Assembléia é legítima e está de acordo com as leis que estabelecem os atributos e poderes da Assembléia. “Desde a noite de terça-feira, a Chácara Baronesa já se transformou em parque e não pode mais ser vetado pelo governo”, disse Brandão.

A reportagem do Diário entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Meio Ambiente e Habitação do Estado de São Paulo, que não respondeu às solicitações até o fim da tarde.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;