Política Titulo Disputa
Pinheiro deve sofrer mais um revés na disputa pelas comissões

Oposição ao prefeito de S.Caetano na Câmara
articula eleger aliados nos cargos estratégicos

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
30/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/Orlando Filho


A bancada de oposição na Câmara de São Caetano deve impor novo revés ao prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), que viu o seu candidato à presidência do Legislativo, Chico Bento (PP), perder a disputa para Paulo Bottura (Pros) na semana retrasada. Com apoio de 11 dos 19 vereadores da Casa, os oposicionistas articulam eleger aliados para a presidência das comissões de Justiça e Redação e Finanças e Orçamento, cargos estratégicos, em que projetos de lei encaminhados pelo Executivo necessitarão de pareceres desses grupos antes de serem votados no plenário.

O pleito que escolherá os cinco integrantes de cada um das comissões está marcado para a primeira sessão do ano, em fevereiro. Como a escolha do presidente de cada comissão é feita internamente pelos próprios integrantes, a articulação oposicionista pretende eleger, pelo menos, três aliados em cada um dos grupos para ter maioria para assumir as duas presidências.

A oposição especula apenas inverter as chefias das comissões. Beto Vidoski (PSDB), que comanda Finanças e Orçamento, trocaria a cadeira com Fábio Palacio (PR), que lidera Justiça e Redação. Caso a articulação enfrente barreiras, a bancada coloca o nome dos vereadores Marcel Munhoz (PPS), Magali Selva Pinto (PSD), Fábio Soares (PSD) e Aparecido Inácio da Silva, o Cidão do Sindicato (SD).

Após Vidoski e Palacio se declararem opositores ao comando peemedebista do Palácio da Cerâmica, projetos importantes enfrentaram barreiras para ser votados no Legislativo. Exemplos emblemáticos foram o aumento do repasse financeiro da Prefeitura ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, ação articulada pelo presidente da entidade, o prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT), atualização da planta genérica da cidade, que impactou no custo do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), e mudança na lei de zoneamento que permitiria o funcionamento de escolas municipais próximas a postos de combustível, o que prejudicaria somente a EMI (Escola Municipal Integrada) José Auricchio, construída ao lado de uma estação de abastecimento de veículos, que acabou não sendo votado pela Casa.

Para sacramentar nova derrota de Pinheiro, a bancada conta com a mesma fórmula usada para desbancar Chico Bento no pleito pela presidência, apoio nos bastidores do ex-prefeito e atual secretário de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB). Contando com a vitória na eleição na Câmara, o governo peemedebista perdeu três apoiadores na véspera da disputa por ação do petebista.

A derrota virou caso de polícia após Chico Bento culpar o ex-articulador político do Paço Antonio de Pádua Tortorello e ameaçá-lo de morte com uma peixeira. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;