Esportes Titulo Jogos Abertos
S.Caetano garante 12º título nos Abertos
Por Nilton Valentim
Enviado a Piracicaba
22/11/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Pela 12ª vez São Caetano comemora o título de campeã dos Jogos Abertos do Interior. A cidade definiu a conquista com um dia de antecedência e igualou Santo André em número de vitórias. Com o primeiro lugar no caratê, obtido no final da noite quinta-feira, tornou-se impossível, matematicamente, que qualquer outra delegação superasse a pontuação da representante do Grande ABC, que agora quer ser a sede da Olimpíada Caipira em 2010. São Bernardo deve confirmar hoje a segunda colocação na classificação final.

No início da manhã de ontem, o diretor de Esportes e Turismo de São Caetano, Mauro Chekin, já admitia o 12º título. "Agora está definido. Não tem mais como sermos alcançados. Com a definição do caratê, já somos campeões", festejou o dirigente.

Foi a primeira vez que os Jogos Abertos foram disputados em duas divisões. São Caetano e São Bernardo compuseram as 12 equipes da elite. Santo André, Mauá e Diadema fizeram parte do grupo de mais de 200 cidades da Segunda Divisão.

"Cada título é diferente do outro. As modalidades se compõem de forma diferenciada e criam novas expectativas. Neste ano, tivemos o problema da bocha, que infelizmente inscreveu um atleta com documentação irregular e o futebol, que trouxe uma equipe sub-18, já que o sub-21 está disputando as finais do Estadual, e foi eliminada. Nestas duas modalidades perdemos 18 pontos, e, mesmo assim, conquistamos o título", afirmou Chekin.

São Caetano candidatou-se a sede dos Abertos de 2010 (Santos recebe a competição ano que vem). A indicação será feita pelo secretaria de Esportes e Lazer do Estado de São Paulo.

Chekin acredita que, assim, a cidade irá incrementar ainda mais seus espaços esportivos. "Poderemos melhorar ainda mais a estrutura esportiva que ficará à disposição da população de São Caetano."

Para receber os Jogos Abertos, a cidade de São Caetano, que já possui uma quantidade excelente de ginásios e praças esportivas, precisará de poucas intervenções.

"Temos apenas de reformar a pista de atletismo, mas estamos negociando com a BM&F (patrocinadora da equipe que representa a cidade) e construir uma piscina de biribol", conclui.

A questão de alojamentos para as delegações e um pouco mais complexa, já que a cidade não possui tantas escolas onde as cidades possam ficar. "Nesse caso, vamos compartilhar com Santo André. Agora, as prefeituras são do mesmo partido e isso torna as coisas mais fáceis", afirmou o diretor.

Se for confirmada como sede dos Jogos Abertos, será a segunda vez que São Caetano irá receber a competição. A primeira ocorreu em 1964, quando Santos, a maior vencedora de todos os tempos (25 títulos), foi a campeã.

Será também a sexta vez que a competição será realizada no Grande ABC. Além de São Caetano, São Bernardo recebeu os Jogos por duas vezes, assim como Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;