Setecidades Titulo
Santo André estuda rodízio de veículos
Por João Guimarães
Do Diário do Grande ABC
15/04/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de Santo André, João Avamileno (PT), pediu para os técnicos da Prefeitura um estudo sobre a possibilidade da implementação de rodízio de veículos na cidade.

 A medida foi discutida ontem em audiência pública realizada na Câmara de Santo André para debater a situação do sistema viário do Grande ABC. A sessão foi organizada pelo vereador Paulinho Serra (PSDB).

 De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Ricardo da Silva Kondratovich, o estudo foi pedido por Avamileno há dez dias. Segundo ele, o projeto não tem prazo para ser finalizado. “Vamos estudar a viabilidade da implementação do rodízio, mas também vai existir um estudo junto à população”, explicou.

 Se sair do papel, a medida também afetará as demais cidades da região, pois, segundo especialistas, seria impossível implementar um rodízio num único município do Grande ABC. O secretário acredita que outras medidas possam ser colocadas em prática antes do rodízio. “Tem uma série de outras medidas que podem evitar o rodízio.”

 Também presente ao evento, o diretor do Consórcio Intermunicipal do ABC Davi Gomes de Souza afirmou que a proposta já foi apresentada aos demais prefeitos da região, mas ontem ele preferiu não se manifestar sobre o assunto. “Antes do estudo, qualquer opinião a respeito é leviana”, argumentou.

 Na Capital, o rodízio foi implementado em 1997, mas já não dá conta da frota de aproximadamente 6 milhões de veículos. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) estuda novas alternativas para o trânsito.

AUDIÊNCIA

 Apesar da pequena adesão popular, o vereador Paulinho Serra se disse satisfeito com a audiência. Ele pretende propor aos outros vereadores a criação de uma comissão exclusiva para discutir o tema. “É um assunto muito importante. Espero também ter a adesão das outras câmaras da região”, afirmou. Além do rodízio, foram discutidos ontem temas como o Complexo Cassaquera – ainda em obras –, o crescimento da frota na cidade e os pontos de gargalo na região.

 Segundo a Prefeitura, circulam diariamente por Santo André 900 mil veículos. A frota municipal tem 365 mil veículos, o excedente é de carros que utilizam a cidade como passagem.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;