Setecidades Titulo Até abril
Calçadão da Oliveira Lima ficará de 'cara limpa'
Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
03/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima, no Centro de Santo André, irá passar por obras de manutenção nos próximos três meses. O objetivo é revitalizar o espaço, que é um dos principais centros comerciais a céu aberto do Grande ABC. Cerca de R$ 300 mil serão gastos para a execução dos serviços, que serão feitos durante as madrugadas para não atrapalhar o movimento das lojas.

Para garantir a segurança dos pedestres, a Prefeitura irá substituir parte das estruturas metálicas que sustentam a cobertura. "Entre 10% e 15% das ferragens serão trocadas. O número parece baixo, mas a parte mais comprometida é responsável pela sustentação. Por isso, não pode ficar do jeito que está", justifica o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra. Ele explica que os problemas estruturais foram provocados pela ação do ferrugem.

Depois que a armação de ferro for consertada, será feita a troca das placas de vidro danificadas e a limpeza dos materiais que não precisarem ser retirados. "O que mais leva tempo para ser feito é a recuperação da cobertura. Os outros serviços, por serem mais simples, são feitos mais rapidamente", acrescenta Paulinho. As partes abertas do telhado serão preservadas, em razão da altura dos prédios e do respeito à lei que determina a distância mínima a ser mantida nas edificações. Cerca de 15% das lâmpadas precisarão ser substituídas.

O titular da Pasta informa que as frentes de trabalho também irão revitalizar e limpar os pisos. A Prefeitura estuda colocar no chão de todo o calçadão réplica da arte já existente na rua, feita pelo artista plástico andreense Luiz Sacilotto, falecido em 2003. Ainda não há previsão de quando isso será feito, já que a secretaria ainda não tem o orçamento para a instalação dos painéis.

Para revitalizar as duas fontes, a administração municipal afirma que irá colher sugestões de empresários e comerciantes locais. "É preciso fazer com que esses equipamentos deixem de ser vistos como obstáculos, e sim como atrativos", comenta o secretário. Uma das soluções estudadas é cercá-las com vidros para evitar vandalismo. Monumentos ao longo da via serão colocados no Largo da Estátua, para melhorar o trânsito de pedestres.

Outra medida adotada para evitar ação de vândalos será a pintura dos pilares com tinta especial que impossibilita que sejam feitas pichações. "Além de trazer mais conforto aos frequentadores, essa revitalização irá fortalecer a economia no Centro", salienta o secretário.

PRAÇA DO CARMO
Após a finalização dos serviços no calçadão, a Prefeitura irá avaliar a possibilidade de rever o paisagismo da Praça do Carmo, também na região central. Segundo Paulinho, uma das possibilidades estudadas é o cercamento da Catedral do Carmo. "Hoje, a igreja é o muro da praça, por isso ela sofre muita degradação. Queremos colocar uma grade própria para esse tipo de monumento, sem agredir o visual." Outro projeto da administração municipal é a colocação de banheiro público. No entanto, ainda não há detalhes sobre onde o equipamento seria instalado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;