Setecidades Titulo
De bicicleta, ação ensina a preservar
Luciana Yamashita
Especial para o Diário
28/07/2006 | 08:17
Compartilhar notícia


O meio ambiente é um dos temas de destaque da edição de sábado do Diário do Grande ABC nos Bairros. A proposta da organização do evento é conscientizar as pessoas, de maneira divertida e interessante, sobre a importância da preservação. Para isso, além da distribuição de mudas de plantas na Emeb Isidoro Battistin, sede da ação social, serão realizados passeios de bicicleta pelo bairro Batistini, em São Bernardo.

O projeto acontece das 9h às 16h. A realização é do Diário e Prefeitura, patrocinado pela Umesp (Universidade Metodista de São Paulo) e Casas Bahia. O co-patrocínio é da Comgás e da Fundação do ABC; o Sesi apóia a ação.

Os jovens do projeto Casa da Biosfera vão monitorar o passeio de bicicleta e desenvolver atividades educativas. O trajeto vai mostrar a história da formação do bairro e fazer com que as pessoas percebam os problemas socioambientais da região. O projeto também vai visitar as primeiras famílias que chegaram ao Batistini.

“A gente aproveita a sabedoria das pessoas para melhorar a convivência entre cidadãos e as políticas públicas. Tudo pode melhorar assim”, afirma Sônia Lima, diretora do Meio Ambiente da Secretaria de Habitação e Meio Ambiente.

O Ecomóvel, veículo equipado com som e vídeo, será a base das atividades relacionadas ao tema e apresentará filmes educativos. “A transmissão de mensagens positivas cria na alma das pessoas a vontade de ajudar o outro”, acredita Sônia.

Ainda na área ambiental, haverá a oficina de plantio de mudas em garrafas de plástico para crianças e adultos. Os participantes da atividade, promovida pela Secretaria de Planejamento e Tecnologia da Informação, receberão também uma muda de café. A população poderá conhecer também o projeto JICA (Japan International Cooperation Agency).

“É uma parceria com o governo japonês para a recuperação da bacia da represa Billings. Amanhã nós vamos oferecer um auxílio à educação ambiental”, afirma Hiroyuki Minami, titular da secretaria. Mostras de água da represa serão exibidas e haverá distribuição de cartilhas educativas.

Aproximadamente 300 pessoas trabalharão no evento. A doação de alimentos para os colaboradores do Diário do Grande ABC nos Bairros tem o apoio da Cohan, AHA Produtos Alimentícios, Comercial Denetos, Melitta do Brasil e Maxifran.

As crianças podem aproveitar as brincadeiras e sessões de cinema. O Diário vai disponibilizar os filmes O Galinho Chicken Little e Os Incríveis. “A ação vai ser boa para as pessoas e para o próprio bairro”, avalia a vice-diretora da Emeb Isidoro Battistin, Maria Marluce Rocha de Lira. (Supervisão de Illenia Negrin)

Programação

Na avenida Mansur José Sadek, 135,

Local: Emeb Isidoro Batistin

Estrada Galvão Bueno, 5085 - Bairro Batistini.

Data: Neste sábado, das 9h às 16h.

Cidadania

Corte de cabelo

Banco do Povo

Fundo Social de Solidariedade

Orientação jurídica

Saúde

Prevenção e controle de pressão arterial

Prevenção de problemas oftalmológicos

Prevenção e controle de diabetes

Oficinas e Eventos

Ateliê de artes para as crianças

Laboratório de informática

Jogos de Tabuleiro

Oficina de meio ambiente – Ecomóvel

Cinema

Programa Alimente-se Bem, do Sesi

Programa de Geração de Renda

Apresentações artísticas

Brinquedos e brincadeiras

Quadra poliesportiva

Reciclagem – Projeto Araçari

Projeto Troca-Livros




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;