Política Titulo
Jornais argentinos destacam a reeleição de Lula
Da AFP
30/10/2006 | 12:29
Compartilhar notícia


O ex-chanceler argentino Adalberto Rodríguez Giavarini afirmou nesta segunda-feira à imprensa de seu país que a vitória do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, reeleito neste domingo com mais de 60% dos votos, é uma oportunidade para recuperar a unidade da região.

"Se levarmos em conta a necessidade da construção e consolidação real do bloco, o segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva brinda a possibilidade de assentar as bases para recuperar o projeto fundacional do Mercosul", afirmou o economista em uma entrevista ao jornal La Nación.

Segundo o ex-chanceler, se Lula "decidir fazer história, a grandeza do Brasil só será conseqüente em harmonia com o desenvolvimento do Rio de la Plata".

A imprensa argentina também destacou o lugar prioritário que Lula deu ao presidente argentino, Néstor Kirchner, em suas primeiras declarações depois de divulgados os resultados da eleição brasileira.

O jornal Clarín, o de maior circulação, assinalou que o presidente reeleito disse que Kirchner "é um aliado estratégico, com que mantemos relações privilegiadas". Segundo uma fonte do governo brasileiro, Kirchner ligou cedo para Lula e expressou sua alegria pelo resultado da eleição.

"O resultado é muito positivo para a Argentina", afirma ao jornal Página/12 o pesquisador do Conselho Argentina de Relações Internacionais (CARI), Fabián Calle, que acha que Lula facilitará o avanço e fortalecimento do Mercosul.

"Com Geraldo Alckmin não seria muito diferente, mas primeiro teria de ser convencido do projeto regional. Lula já está convicto", afirmou Calle.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;