Economia Titulo
FMI mantém previsão de crescimento de 3,5% para PIB do Brasil
Por Do Diário OnLine
Com AFP
19/04/2006 | 11:19
Compartilhar notícia


O FMI (Fundo Monetário Internacional) manteve a previsão de crescimento de 3,5% para a economia brasileira em 2006, segundo seu relatório semestral para as perspectivas mundiais divulgados nesta terça-feira.

"Depois de uma forte desaceleração da atividade em 2005, o Brasil se recuperará neste ano com um fortalecimento do crescimento, que deve alcançar 3,5%, contra 2,3% em 2005, e manter o mesmo nível em 2007", assegura o FMI em seu comunicado.

Neste contexto, o Fundo recomenda que, "para prolongar os esforços na redução da dívida pública, será importante resistir às pressões para um menor controle fiscal, a fim de manter um alto superávit primário".

O FMI também propôs "aumentar o crescimento a médio prazo, com esforços de reformas, inclusive melhorando a qualidade da política fiscal, e do clima empresarial".

Em dezembro passado, o Brasil pagou ao FMI os últimos US$ 15 bilhões do pacote de US$ 30 bilhões concedido em 2002 para ajudar o país superar a crise financeira gerada pela desconfiança dos mercados ante a chegada ao poder do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Este pagamento antecipou vencimentos que se estenderiam até o final de 2007 e permitiu ao Brasil passar a viver, pela primeira vez, sem a assistência do Fundo desde 1998.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;