Internacional Titulo
Trem da amizade: símbolo da frágil paz entre a Índia e o Paquistão
Da AFP
19/02/2007 | 14:46
Compartilhar notícia


O "trem da amizade" entre a Índia e o Paquistão, objeto de um atentado na noite de domingo que causou pelo menos 67 mortos, é considerado há 30 anos o símbolo da frágil paz existente entre os dois países rivais do sul da Ásia.

O trem começou a funcionar no dia 22 de julho de 1976, ligando a estação de Attari, na cidade indiana de Amritsar (Estado de Pendjab, a poucos quilômetros da fronteira paquistanesa), com Lahore, leste do Paquistão.

Em janeiro de 2004, o trajeto da composição foi prolongado até Nova Délhi, mas os passageiros provenientes da capital federal indiana deviam fazer baldeação em Attari e pegar outro trem para chegar a Lahore.

É a primeira vez que o "trem da amizade" é objeto de um atentado.

Índia e Paquistão se revezam a cada seis meses na exploração da via férrea entre Amritsar e Lahore. Atualmente são utilizados vagões da estrada de ferro paquistanesa. Em maio, será a vez da Índia.

O serviço ferroviário foi suspenso numerosas ocasiões durante os últimos vinte anos devido ao clima de tensão entre os dois países vizinhos.

A linha foi interrompida em 1984 depois de uma sublevação armada em Pendjab. No princípio de 2002, a Índia decidiu suspender o serviço devido a um atentado contra seu Parlamento no dia 13 de dezembro de 2001 - um ataque que Nova Délhi atribuiu a militantes islamitas supostamente apoiados pelo Paquistão.

A linha foi restabelecida em janeiro de 2004. Os dois trens que circulam semanalmente transportam cada um cerca de 1.000 passageiros. A Índia e o Paquistão estão também unidos por estrada e por via aérea.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;