Cultura & Lazer Titulo
Gianfrancesco Guarnieri ganha homenagem
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
16/02/2003 | 16:43
Compartilhar notícia


Pela primeira vez, o IEB-USP (Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo) expõe os resultados da exploração do arquivo pessoal do compositor brasileiro Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993). O acervo foi doado pela família em maio de 2000 e, depois de um período de reconhecimento e restauração – trabalho ainda em execução –, o material poderá ser visto pela população. A exposição, que abre nesta segunda-feira, também recorda os dez anos da morte do artista.

Fotos, correspondências, reportagens, partituras e objetos revelam seu procedimento de trabalho e suas opiniões sobre a música brasileira. Batizada de Arquivo Camargo Guarnieri: Espelho da Criação, a mostra conta com seis módulos planejados pelas curadoras Flávia Camargo Toni e Lucia Helena Thomé. “Nesse material, ele (Guarnieri) deixa as marcas do trajeto da criação”, afirma Flávia.

O primeiro tema abordado é o ato de compor. O módulo Ofício de Compositor exibe papéis, canetas e réguas como suportes de escrita úteis para o processo criativo. A aplicação do material é apresentada por meio das partituras (correções, passagens a limpo e produto final) da Sonata nº 3 para Violoncelo e Piano.

Em seguida, As Primeiras Obras, que traz as peças compostas até 1928 e que não podem ser executadas ou editadas por deliberação do próprio Guarnieri. “Foram suas primeiras 102 peças e ele as considerava como não representativas de sua obra criadora. Ele chamava o conjunto dessas peças de ‘obra interdita’ e, a partir de 1928, passa a assinar como M.Camargo Guarnieri”, afirma a curadora.

Em Restauro das Obras em Papel Vegetal, o IEB mostra o processo de recuperação do que há em papel vegetal, atualmente ressecado e quebradiço. O módulo seguinte é Banco de Partituras, que permite conhecer os títulos do catálogo e seu estado de conservação até o momento.

Na seqüência, chega a hora de conhecer um pouco sobre o que Guarnieri pensava sobre a música brasileira. O artista guardou milhares de recortes de jornal. “São 60 anos de impressões, que revelam a evolução do pensamento musical dele”, diz Flávia.

Por fim, são exibidos todos os materiais reunidos a respeito da ópera Um Homem Só. Há esboço, anotações, partitura pronta, edições do libreto em português e italiano, reportagens e a gravação da estréia, em 1962.

Camargo Guarnieri nasceu em Tietê, cidade do interior de São Paulo. Foi aluno de Sá Pereira, Lamberto Baldi, Mário de Andrade, Charles Koechlin e François Ruhlmann. Deixou um vasto catálogo de obras para as mais variadas formações instrumentais e vocais. Como maestro, regeu orquestras brasileiras e do exterior.

Arquivo Camargo Guarnieri: Espelho da Criação – Abertura nesta segunda-feira, às 17h, com execuções de obras do compositor por um quarteto da Orquestra Sinfônica da USP. No IEB – Cidade Universitária (USP), av. Professor Mello Moraes, travessa 8, 140, São Paulo. Tel.: 3091-3199. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Até 31 de março. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;