Palavra do Leitor Titulo
Começo ou fim de um sonho?

Dias atrás foi divulgada a notícia de que o curso de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) é o mais concorrido do vestibular...

Por Dgabc
25/11/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Começo ou fim de um sonho?

Dias atrás foi divulgada a notícia de que o curso de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) é o mais concorrido do vestibular da Fuvest para 2013. Ao todo, 15.517 candidatos se inscreveram, o que representa 56,43 pessoas por vaga. Quando falamos em universidades como USP, Unicamp e Unifesp, passar no vestibular representa o começo de um sonho. O modelo pedagógico e a infraestrutura dessas instituições e de seus hospitais garantem ao estudante a certeza de que receberá formação adequada para se tornar bom médico, capaz de assistir os cidadãos com eficácia, segurança e qualidade.

Porém, não é isso o que ocorre na maior parte das 197 escolas de Medicina do Brasil. A abertura indiscriminada de cursos sem o mínimo necessário para que sejam ao menos razoáveis transformou muitos vestibulares em roleta-russa. Temos cursos sem professores capacitados, com grade pedagógica questionável, sem hospital-escola e com muitos outros problemas. Assim, fica impossível formar bons médicos.

Em nossa profissão o contato com o paciente é tudo. É imprescindível gostar de gente, conhecer o doente, entendê-lo e compreender a raiz de sua enfermidade. Quem não é possuidor dessas qualidades não tem a menor condição de ser médico, mesmo recebendo boa formação teórica. A questão é que, muitas vezes, nem essa base teórica necessária os acadêmicos recebem em algumas faculdades de Medicina do País. É por isso, aliás, que o Conselho Regional de Medicina acaba de tornar obrigatório, por meio da resolução 239/2012, o Exame do Cremesp como novo instrumento de avaliação da formação dos profissionais recém-graduados.

Não me canso de repetir que para ser médico é preciso certo sexto sentido para intuir como está a saúde do paciente olhando em seu olho, pegando em suas mãos. No exercício desta atividade, não há quem confira as decisões tomadas. É uma área em que há necessidade primordial de vocação. Nesse sentido, não basta apenas conhecimento para passar no vestibular. Além de receber formação, o ideal seria que cada um dos candidatos fosse avaliado por um exame psicotécnico que selecionasse não só aquele que sabe mais como também aquele que possui as características exigidas pela profissão. Se assim o fosse, estaríamos de fato buscando salvaguardar a saúde e vida dos cidadãos brasileiros.

Antônio Carlos Lopes é diretor da Escola Paulista de Medicina da Unifesp e presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

Palavra do Leitor

Marcão, o profeta

O glorioso e campeoníssimo goleiro Marcos descobriu sua verdadeira vocação profissional para depois da aposentadoria no futebol: adivinho ou profeta. Em entrevista à imprensa - em tom de gozação à rival torcida corintiana -, teria afirmado que o Palmeiras só cairia para a Série B do Campeonato Brasileiro quando o Corinthians fosse campeão da Libertadores. Acertou em cheio. Pode continuar com as previsões!

Sérgio Fernandes, Santo André

Saída da TIM - 1

Quero relatar um problema de trânsito que nós, trabalhadores da Tim, estamos enfrentando desde o dia 14. Funcionários, colaboradores e visitantes da empresa Brookfield estão parando os carros de modo desordenado na Avenida Capuava (altura do número 6 da via Giovanni Batista Pirelli), causando trânsito muito grande na Avenida Alexandre de Gusmão entre 18h e 20h. Para percorrer trecho de aproximadamente 400 metros entre a saída da Tim e a Avenida Giovanni Pirelli, demora-se cerca de 25 minutos. Gostaríamos da ajuda dos responsáveis para que solucionem o problema.

Paulo Cesar Mendes Nunes, Santo André

Saída da TIM - 2

Solicito ajuda para o problema de trânsito gerado pelas obras do novo shopping de Santo André, o Attrium. Trabalho na TIM, na Rua Alexandre de Gusmão, paralela às avenidas Giovanni Batista Pirelli e Capuava, e dia 21 demoramos mais de uma hora para conseguir sair do estacionamento da TIM/Pirelli devido ao trânsito causado pelos carros estacionados na Avenida Capuava. Esses veículos são dos corretores e trabalhadores das obras e ficam parados dos dois lados da rua. Não há placa de proibido estacionar, porém acredito que isso não se fazia necessário até o momento, mas agora é essencial. Já ligamos na CET, fomos muito bem atendidos, porém não resultou em nenhuma solução, pois alegaram que não há nenhum infração em se parar no local. Há carros parados inclusive na curva perto do farol de acesso à Avenida Giovanni Batista Pirelli. Fomos ao empreendimento e pedimos a colaboração, porém não fomos recebidos com boa vontade. Pelo contrário, mandaram-nos reclamar na CET. Não podemos todos os dias demorar mais de uma hora para sair do trabalho. Temos nossos compromissos! Solicitamos encarecidamente alguma providência.

Adriana Ishikawa, Santo André

Goleiro Bruno

Fiquei indignado ao saber da notícia de que o goleiro Bruno, acusado de matar sua ex-namorada Eliza Samúdio, só será analisado e julgado no dia 4 de março de 2013, a pedido de seu novo advogado de defesa, doutor Lúcio Adolfo da Silva. Tenham certeza de que esse caso acabará em pizza e o goleiro não será condenado. Vocês verão o que acontecerá! E aí ficará provado que neste País não há justiça. Esperem e verão!

Fernando Zucatelli, São Caetano

Crise?

A Gol Linhas Aéreas anunciou dia 23 o fim das atividades da Webjet, comprada pela empresa em julho de 2011. Também disse que vai cortar mais 850 empregados entre as tripulações técnica, comercial e de manutenção de aeronaves. Diante de uma notícia dessas, as outras que chegam de Brasília são sempre de que o Brasil está crescendo de vento em popa. Será? Vamos ficar atentos aos próximos capítulos.

Rosângela Caris, Mauá




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;