Cultura & Lazer Titulo
Único Oscar de 'Cidadão Kane' será leiloado
Das Agências
16/10/2007 | 11:24
Compartilhar notícia


O único Oscar concedido ao filme "Cidadão Kane" (1941), considerado por muitos críticos o melhor filme da história do cinema, será leiloado pela Sotheby's.

Segundo a agência Ansa, especialistas dizem que a estatueta, dada a Orson Welles e Herman Mankiewicz em 1941 como prêmio de melhor roteiro, poderá alcançar a cifra de US$ 1 milhão. Em 1999, o Oscar de Melhor Filme vencido por "E o Vento Levou" (1939) foi leiloado por US$ 1,5 milhão.

Desaparecida por muitos anos, a estatueta reapareceu em um leilão da Sotheby's em 1994, nas mãos de um homem que dizia ter recebido o Oscar de Welles como pagamento por um serviço. A filha mais nova do diretor, Beatrice, conseguiu bloquear a venda e, após uma longa disputa legal, retomou a posse da estátua.

Em 2003, o Oscar foi vendido à organização beneficente Dax Foundation, que agora decidiu realizar o leilão.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;