Memória Titulo
Reflexos no Grande ABC da revolução de 1932

“É um dever prestar as devidas honras aos bravos combatentes para que fiquem na mente das novas gerações...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
09/07/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"É um dever prestar as devidas honras aos bravos combatentes para que fiquem na mente das novas gerações os valores imperecíveis pelos quais eles deram a vida, o que constitui o apanágio da democracia brasileira".

Aldino Pinotti, prefeito de São Bernardo, em depoimento ao Diário: 9 de julho de 1969.

O feriado de 9 de julho é estadual. Foi criado em 1997, de acordo com lei sancionada pelo governador Mário Covas.

* * *

O Grande ABC, em 1932, era um único município, chamado São Bernardo, com sede na Vila de São Bernardo - hoje centro histórico de São Bernardo "do Campo" - com seus vários distritos. Como outros centros paulistas, a região participou ativamente da Revolução Constitucionalista, com seus jovens alistando-se livremente.

Muitos foram os que partiram para o front; outros - mulheres, crianças e idosos - permaneceram por aqui, na retaguarda. Chegamos a ter um hospital de sangue instalado na sede da Sociedade Italiana, na Rua Marechal Deodoro, para prestar auxílio aos soldados feridos que retornavam para casa.

Coube ao capitão Manoel de Goes, radicado em Santo André, mobilizar os reservistas. Foi criado o batalhão de voluntários local chamado "Floriano Peixoto". Em 1936, João Netto Caldeira, ao escrever o livro Álbum de São Bernardo, listou os nomes de muitos voluntários.

É uma página inteira de nomes, dos quais citamos o engenheiro Luiz Meira (Santo André), farmacêutico Diosnio Machado (São Bernardo), funcionário público Casério Veronesi (São Caetano), industrial Vicente Carpinelli (Ribeirão Pires), escritor Amadeu Nogueira (Paranapiacaba).

João Netto Caldeira informa, numa segunda lista, nomes de moradores do Grande ABC que se inscreveram em batalhões da Capital, entre os quais jovens de Santo André cujas famílias eram adversárias políticas: Flaquer e Franco.

Na lista do "Floriano Peixoto" estavam dois jovens que se destacaram na história: Francisco Monteiro, de Ribeirão Pires, o único da região que tombou durante as batalhas - virando nome de avenida no Centro de Ribeirão Pires - e Eurico de Azevedo Marques, o Orico.

Provavelmente, Eurico Marques foi o último sobrevivente do Grande ABC entre os constitucionalistas. Ele próprio, nas últimas entrevistas que concedeu, não sabia dizer se havia outros colegas por aqui ainda vivos. Talvez sobreviva algum velhinho que tivesse vindo de fora e que não aparece nas listas do João Netto Caldeira.

A Revolução de 1932 foi o maior movimento armado da história do País. Teve mais de mil mortos, ou seja, morreram mais brasileiros do que na campanha da Itália durante a 2ª Guerra Mundial. São Paulo perdeu a revolução depois de três meses de batalha, mas o gesto paulista significou um marco importante na evolução política nacional. Alicerçou a democracia. E inspirou uma nova Constituição, mesmo que em 1937 entrássemos na ditadura do Estado Novo e, em 1964, na ditadura militar.

Difícil sensibilizar o conjunto da população para uma reflexão em torno do significado do 9 de julho. Se mesmo o 7 de setembro e o 15 de novembro são datas hoje pro forma, imagine uma revolução em que São Paulo perdeu, na bala, para o restante do País!

EM 9 DE JULHO DE....

1879 - Carlos Chagas, médico e cientista brasileiro, nasce em Oliveira (MG).

1884 - Alunos da Faculdade de Direito de São Paulo enviam petição à Câmara Municipal solicitando que se mudasse o nome de Rua da Glória para Rua Galvão Bueno, na Capital. O atendimento foi imediato, só que o Legislativo deu o nome de Galvão Bueno à antiga Rua dos Estudantes e não à da Glória. Galvão Bueno, nascido em São Bernardo, era professor e escritor. Faleceu jovem durante pescaria no rio Tamanduateí.

1889 - Fundada a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo.

1953 - Inaugurada a segunda pista da Via Anchieta.

1994 - Falece o radialista Rolando Marques, a voz símbolo do Grande ABC.

HOJE

Dia da Revolução Constitucionalista. E mais: Dia da Independência da Argentina, Dia da Juventude e Dia do Protético.

SANTOS DO DIA

Agostinho Zhao Rong, Anatólia, Everilda, Madre Paulina e Nicolau Pick.

Amábile Lúcia Visintainer, a Madre Paulina (Itália 1865 - Brasil, São Paulo, 1942). Fundadora e superiora geral vitalícia da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Beatificada em 1991.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 8 de julho de 1979

Grande ABC - Apenas São Bernardo, entre os municípios locais, comemorará os 47 anos da Revolução Constitucionalista de 32, com missa no cemitério de Vila Euclides. Neste cemitério estão sepultados 17 ex-combatentes.

Imprensa - Jornalista Helena Domingues assina sua primeira reportagem no Diário: "Implosão do viaduto (do Taboão) é bem-sucedida". Helena Domingues é hoje assessora de Imprensa da Câmara Municipal de Diadema.

Série - Jornalista Edward de Souza publica série de reportagens sobre o chamado conto do vigário: "Para os vigaristas, conto bom é o que desperta a cobiça das vítimas, transformando-as também em vigaristas, o que a impedirá de recorrer à polícia. O conto do violino, um dos mais antigos, foi dos primeiros a explorar este aspecto".

Crônica 1 - Roterdan Cravo (Fausto Polesi): "Será que a magreza de D. Helder serve de modelo ao João?".

Crônica 2 - Guido Fidelis: "Deuses que são os prediletos das novas gerações".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;