Política Titulo Projeto
Sto.André revisará Luops oito meses depois de aval

Comissão foi instaurada para discutir horário de bares, mas houve entendimento sobre impasse

Por Fábio Martins
do Diário do Grande ABC
15/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A Lei de Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo de Santo André (9.924/2016) passará por revisão de texto oito meses após a aprovação da proposta na Câmara, em dezembro, no fim da legislatura anterior. Com aval às pressas próximo do recesso parlamentar, o projeto tem alguns pontos classificados como passíveis de correção por parte do governo do prefeito Paulo Serra (PSDB). Entre as alterações, itens que envolvem o enquadramento de áreas da cidade.

A discussão engloba Executivo, Legislativo e entidades, como sindicatos. “É questão de ajustes técnicos, que precisam ser feitos. Corrigir certos equívocos. Foram identificados alguns problemas, até de interpretação, mas nada de grandes proporções. Não muda o conceito (do projeto)”, afirmou Paulo Serra, ao acrescentar que a administração estuda enviar texto modificativo em agosto. “Os próprios vereadores perceberam que existe a necessidade. Estamos (cidade) em gráfico positivo de emprego. A ideia é fomentar esse ambiente favorável ao empreendedor. Potencializar processo de desburocratização.”

Paulo Serra pontuou que uma mudança analisada internamente baseia-se em parte do Eixo Tamanduatehy. “Área pequena ficou como residencial, situada na Avenida dos Estados, perto da divisa com São Caetano”, emendou. O plano original, da gestão do prefeito Celso Daniel (PT, morto em 2002), previa requalificar o trecho de 12,8 quilômetros quadrados onde estavam instaladas antigas indústrias, com a inclusão de empreendimentos de alto valor agregado, a exemplo hoje do Polo Tecnológico – projeto em tramitação.

Comissão parlamentar de assuntos relevantes chegou a ser criada na Casa, em maio, tendo como principal alvo debater a mudança de trecho que trata do horário de fechamento de bares e casas noturnas às 22h, mas houve entendimento sobre esse impasse, que refere-se somente a áreas residenciais. A matéria determina que os espaços, com ou sem música ao vivo ou mecânica, localizadas em vias locais, terão seu período de funcionamento restrito. As vias que a regra descreve diz respeito somente às que ficam em zonas fora dos eixos comerciais e da área central.

Proposto pelo vereador Alemão Duarte (PT), o grupo se formou dia 1º de junho. O intuito, segundo a Câmara, era esclarecer alguns pontos, sobretudo em relação ao artigo 120º, parágrafo 3º, que fala sobre a restrição de horário. O caso foi tema de encontro, inclusive, da Prefeitura com o Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC). “Esta questão, no entanto, foi esclarecida, uma vez que as páginas 147 a 157 do projeto classificam e mapeiam as ruas, avenidas e os tipos de estabelecimentos que deverão acatar ao fechamento”, diz a Casa. No retorno do recesso, o bloco se reunirá para ver “se há mais alguma dúvida a ser sanada”. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;