Memória Titulo
A festa do Corpo de Cristo
Por Ademir Medici
15/06/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-Feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento.

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século 13, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o papa Urbano IV estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.

A procissão com a hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Lembra, a procissão, a caminhada do povo de Deus em busca da terra prometida.

Cf. blog da Canção Nova

A foto que abre Memória neste feriado de Corpus Christi já foi publicada. Foi a primeira da série organizada pelo professor Maurício Ceccato, que vasculhou o acervo da sua família e contou com o apoio das tias Assunta e Conceição.

Corriam os anos 1950, e a Matriz de São Bernardo celebrava mais um Corpus Christi, com a procissão rumando pela Rua Rio Branco em direção ao cruzeiro colocado nos altos da Vila Duzzi, na Rua do Cruzeiro. “A imagem com todas as mulheres com os véus na cabeça tem algo de sublime”, comenta Hilda Breda, colaboradora da Basílica da Boa Viagem. A identificação de que a procissão realizava-se quando da festa de Corpus Christi aparece numa grande faixa que aparece ao fundo da fotografia. Tempo das irmandades religiosas.

Diário há 30 anos

Domingo, 14 de junho de 1987 – ano 30, edição nº 6468

Inventário Histórico – Preservação industrial, o desafio maior. O Diário focaliza as mais antigas indústrias do Grande ABC em funcionamento, nas sete cidades.

Da reportagem: “A relação que se segue é de indústrias, associações, escolas e sindicatos pelos quais se poderá chegar a um primeiro inventário industrial no Grande ABC”.

Em 14 de junho de...

1907 – Termina a greve geral pró oito horas de trabalho em várias cidades paulistas, inclusive São Bernardo (hoje Grande ABC). A greve foi considerada parcialmente vitoriosa.

1952 – Vinte e quatro missionários redentoristas concluem visitação a Santo André. São as Santas Missões, que em duas semanas realizaram palestras, reuniões com as irmandades, ofícios religiosos.

1972 – Inaugurada a Petroquímica União, entre Santo André e Mauá, hoje Braskem.

Santos do Dia

Bv. Albertina Berkenbrock (Imaruí, Estado de Santa Catarina, 1919 – 15-6-1931). Jovem catarinense beatificada em 20-10-2007.

Vito

Germana

Hoje

Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Piquete. Elevado a município em 1891, quando se separa de Lorena.

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 15 de junho:

No Rio Grande do Norte, Arês

Em Minas Gerais, Capinópolis

Em Santa Catarina, Itajaí e Witmarsum

Em Alagoas, Monteirópolis

No Mato Grosso, São José dos Quatro Marcos

No Amazonas, Tefé

No Mato Grosso do Sul, Três Lagoas

Em Goiás, Valparaíso de Goiás




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;