Internacional Titulo
Chefe iraniano diz que EUA e Israel não se atreverão a atacar o país
Por Da AFP
25/11/2006 | 16:34
Compartilhar notícia


O chefe dos negociadores iranianos sobre o tema nuclear, Ali Larijani, afirmou neste sábado que os Estados Unidos e Israel não se atreverão a provocar uma guerra contra o Irã. "Sabemos que Israel aprendeu a lição de sua última aventura no Líbano e que, mesmo se possui 200 bombas atômicas, não está com a disposição necessária para atacar o Irã", declarou.

"Os Estados Unidos têm pontos fracos no Oriente Médio e nunca se atreverão a lançar uma nova guerra na região. Eles sabem que a resposta do Irã seria terrível", assinalou Larijani.

Segundo ele, o recente conflito de julho e agosto no Líbano "destruiu o mito da capacidade militar do regime judeu e transformou o primeiro-ministro israelense Ehud Olmert num cadáver político".

Nas últimas semanas, responsáveis americanos e israelenses mencionaram a possibilidade de atacar algumas instalações nucleares para obrigar o Irã a renunciar às suas controvertidas atividades de enriquecimento de urânio.

O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) exige que Teerã suspenda seu programa de enriquecimento, o que o país se recusa a fazer. Larijani também avisou que se o Conselho de Segurança aprovar sanções contra o Irã haverá "uma reação iraniana".

Os cinco países membros permanentes da ONU (China, Estados Unidos, França, Rússia e Grã-Bretanha) e a Alemanha não conseguiram até agora chegar a um acordo sobre uma resolução para impor sanções ao Irã devido às reticências dos russos e dos chineses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;