Setecidades Titulo
Blitz apreende 2,8 toneladas de fios e cabos
Por Angela Martins
Especial para o Diário
23/02/2006 | 08:35
Compartilhar notícia


Policiais do Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado) apreenderam na manhã de quarta-feira 2.805 kg de cabos telefônicos e 96 kg de cabos de iluminação pública durante blitz em 20 depósitos de ferro velho de São Bernardo. Ninguém foi preso. De acordo com a polícia, o material é muito visado comercialmente, pois o Brasil não produz esse metal, geralmente utilizado nas fiações de telefone e energia elétrica.

Segundo a polícia, a ação teve caráter instrutivo. A polícia informou que os proprietários desses depósitos estão sendo alertados para não comprarem material de origem suspeita, que podem ser produto de furto ou roubo. “Esse trabalho é fruto de quatro anos de investigações, sempre em conjunto com a polícia de São Bernardo”, informou o chefe das investigações, Cláudio Teruo Tamada, que comandou a operação.

Segundo os investigadores da 3ª Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio de São Paulo, os ladrões desse material vendem o quilo de cobre a R$ 10 e os donos dos depósitos repassam a mercadoria roubada para grandes indústrias. Representantes da Telefônica e da Eletropaulo estavam nos locais das blitze, para fazer reconhecimento do material.

Prejuízos – A Eletropaulo avisa que, só no ano passado, foram furtados cerca de 110 km de cabos. Em comparativo com 2004, foi registrado aumento de 13% nos furtos da rede de iluminação pública na região do Grande ABC em 2005. São Bernardo e Diadema são os municípios com mais ocorrências.

A Telefônica informa que cerca de 2 milhões de linhas no Estado de São Paulo, incluídos hospitais, escolas e outros serviços públicos, foram afetadas durante o último ano, devido a furtos de cabos. Em 2005 foram roubados 2.850 km de cabos telefônicos em todo Estado. (Supervisão de Rita Camacho)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;