Internacional Titulo
Sharon tenta isolar Arafat enquanto prepara viagem à Europa
Da AFP
12/07/2003 | 10:35
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro israelense Ariel Sharon pediu este sábado à Europa uma distância maior em suas relações com o líder palestino Yasser Arafat, afirmando que o presidente da Autoridade Palestina é um obstáculo ao processo de paz no Oriente Médio. Sharon chega à Grã-Bretanha neste domingo.

"É um grande erro manter contato com Arafat porque ele está minando o governo de Abu Mazen", declarou Sharon ao jornal britânico The Daily Telegraph, referindo-se ao nome de guerra do primeiro-ministro palestino Mahmud Abbas.

Sharon viaja a Londres este domingo para entrevistar-se com seu colega Tony Blair, com quem examinará o processo de paz no Oriente Médio e tentará diminuir a tensão entre os dois países.

O premiê israelense que deu uma entrevista parecida ao jornal italiano Corriere della Sera nesta sexta-feira, aparentemente utilizará essa viagem para aumentar a pressão sobre Arafat.

"Arafat continua controlando a maior parte de suas forças armadas, assim como parte do dinheiro e recebe muitas ligações telefônicas, em sua maioria de líderes da Europa. (Isso) só adia os progressos", declarou Sharon ao Daily Telegraph.

O premiê israelense também se reunirá com o ministro das Relações Exteriores britânico, Jack Straw, na segunda-feira e depois com os dirigentes da comunidade judia britânica, antes de viajar para a Noruega na quarta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;