Política Titulo Eleição
Marinho vai à sede do PTB, mas não garante Frank

Vice da chapa governista em S.Bernardo deve ser definido em junho

Por Rogério Santos
do Diário do Grande ABC
15/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Mantendo a agenda de diálogo com os partidos aliados, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), se reuniu ontem com dirigentes do PTB, sigla do vice-prefeito Frank Aguiar. Marinho se referiu ao forrozeiro como "parceiro de todas as horas", mas apesar disso não assegurou a manutenção do petebista na dobrada que tentará a reeleição em outubro.

"O que eu tenho dito é que o PTB estaria garantido com o Frank se ele não tivesse anunciado desistência da política (em outubro). Agora, vamos construir essa indicação com o conjunto dos partidos que nos apoiarão ", disse o petista. Após declarar que não disputaria mais eleição, alegendo motivos particulares, o Cãozinho dos Teclados voltou atrás e disse estar à disposição de Marinho. Mas, com isso, perdeu a prioridade natural na escolha.

O prefeito rechaçou que o evento de ontem tenha sido usado como manobra de reaproximação com Frank e o PTB. "Não existe reaproximação se não há distanciamento. É manutenção, sequência. Da mesma forma que nos reuinimos com outros partidos e vamos nos reunir com o PT."

Frank, por sua vez, fez coro às declarações de Marinho. "O meu discurso não mudou. Sempre disse ao Marinho que se ele precisar estou ao lado dele. Nesse projeto (de reeleição) cabem até 20 partidos, como vamos dizer que já está fechado? Na eleição passada o meu nome foi escolhido em 30 de junho, no último dia (de prazo para a definição da chapa). Eu creio que será a mesma história", disse o cantor.

Apesar do discurso conciliador de Frank, que afirma não brigar pela manutenção da dobrada vitoriosa formada em 2008, os petebistas não abrem mão de seguirem com o petista.

O presidente do diretório local do PTB, João Costa de Assis, afirma que o partido continua na disputa, mas reconhece que a indecisão de Frank deficultou a manutenção da parceria. "Queremos manter a aliança. Mas se o vice não for do PTB, que seja de um partido aliado", considerou.

Indefinição - O imbróglio envolvendo a definição do vice de Marinho começou em outubro, quando Frank Aguiar anunciou a aposentadoria política, alegando necessidade de mais tempo para se dedicar à família e à carreira artística.

A partir daí, a maioria das siglas que estão na base de sustentação de Luiz Marinho passou a reivindicar o posto. Por conta disso, o prefeito tem evitado dar detalhes sobre quem estará ao seu lado nas urnas em 7 de outubro.

Em 2008, o então presidente do diretório municipal do PV, Giba Marson, era dado como certo para disputar a eleição ao lado do petista, mas foi substituído em cima da hora por Frank, na época com mandato de deputado federal.

 

Prefeito ignora PT e diz que é quem decide

Embora a direção do PT de São Bernado tenha anunciado 28 de abril como data para a definição do candidato a vice que estará ao lado do prefeito Luiz Marinho na eleição, o chefe do Executivo foi na contramão e confrontou os dirigentes. "Quem anuncia vice sou eu. Não tem data. O PT pode ter data para reivindicar qual vice gostaria que fosse. A definição sairá apenas na convenção", disse.

Segundo Marinho, o trabalho consiste em consolidar o conjunto de partidos que apoiará seu projeto de reeleição. A partir disso, começará a discussão pela indicação do vice. "Quando tivermos essa construção é que eu conversarei com os partidos e não com um ou outro."

Para o prefeito, o PT só tem chance de assegurar chapa pura se conseguir convencer o grupo de aliados de que o vice não sairá da base de apoiadores. "Eu diria que são mínimas as chances de o PT indicar o vice", ressalta.

Setores do PT têm defendido a realização de chapa pura, manifestação que ganhou força após reunião realizada no fim de janeiro. Para ressaltar a tese, o partido tem nove nomes cotados para a vaga: a ex-primeira-dama do Brasil Marisa Letícia, o presidente de Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, os vereadores Zé Ferreira, Paulo Dias e Antonio Carlos da Silva, o Toninho da Lanchonete, os secretários de Saúde, Arthur Chioro, e de Coordenação Governamental, Tarcísio Secoli, além da deputada estadual Ana do Carmo e o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;